Ricardinho está apenas aguardando o contato do Real Madrid para iniciar as negociações com o clube espanhol. O jogador faz parte de uma lista de indicações que o técnico Vanderlei Luxemburgo deixou aos dirigentes merengues antes de iniciar a pré-temporada dos galáticos por Estados Unidos e Ásia. A confirmação foi feita ontem à Gazeta do Povo por José Luís Rodrigues, pai e procurador do jogador, que iniciou a carreira no Paraná e hoje defende o Santos.
"Conversei com o Luxemburgo na semana passada e ele me disse que pediu a contratação do Ricardinho. Agora estamos só aguardando o contato por parte do Real Madrid", explicou Rodrigues, que vê a transferência facilitada pelo fato do atleta ser dono dos próprios direitos federativos e possuir cidadania italiana.
A possibilidade do negócio confirma a guinada na filosofia do clube desde a chegada de Luxemburgo, no início deste ano. Em vez de contratar craques já renomados no velho continente, os merengues (alusão ao uniforme branco da equipe) passam a apostar em jogadores menos conhecidos, mesclando a juventude e experiência ao custo benefício. De preferência brasileiros. Ricardinho seria o quinto no elenco: Ronaldo e Roberto Carlos já estão lá; Robinho e Júlio Baptista chegam agora.Para ser ter uma idéia da mudança de estratégia, o clube espanhol gastou cerca de US$ 241,8 milhões nos últimos cinco anos em contratações de grandes jogadores, incluindo Figo, Zidane, Ronaldo, Beckham e Owen. Mas nas duas últimas temporadas, não ganhou absolutamente nada.
Agora, para Campeonato Espanhol, que se inicia em 28 de agosto, vieram Robinho, Júlio Baptista e os uruguaios Garcia e Diogo por cerca de US$ 65 milhões. Outro detalhe, as novas estrelas são sul-americanas e, com exceção de Garcia, têm média de apenas 22 anos.
"Acho que vai melhorar, pela qualidade dos jogadores e a juventude. Se engana quem pensava que o Real Madrid tinha um time tão bom. Não, tinha uns quatro ou cinco craques, mas não tinha reposição. Para piorar, muitos deles já estavam começando a fase de declínio", avalia o colunista Tostão, que aposta as fichas no Real para a nova temporada. "O Barcelona tem dois craques (Ronaldinho e Etoo) e o Real agora tem bem mais. Com o tempo que o Luxemburgo terá para organizar o time, acho que tem mais chances de ganhar o título".