Após três rodadas, o Coritiba está de volta ao grupo dos quatro clubes que se classificariam para a Série A do Brasileirão. De quebra, após a segunda vitória consecutiva em casa, o Verdão sela as pazes com a torcida alviverde, que empurrou o time para cima do CRB-AL. Os visitantes, por sua vez, pouco fizeram para evitar a derrota. O placar de 2 a 1 poderia ter sido mais elástico, se os comandados de Paulo Bonamigo não tivessem desperdiçado tantas oportunidades.
O jogo foi morno, recheado de muitos passes errados e uma seqüência de faltas. O número de cartões amarelos também foi alto (dez no total). Mesmo com o triunfo sobre os alagoanos e o amplo domínio da partida, o Coritiba mais uma vez demonstrou grandes deficiências no ataque, setor no qual Alberto e Anderson Gomes pouco fizeram.
Se o Paulista não vencer o São Raimundo fora de casa neste sábado, o Alviverde segue no G-4. Na próxima rodada, o Alviverde vai fazer um "jogo de seis pontos" contra o próprio Paulista em Jundiaí. Um desfalque certo para esse importante jogo é o meia Cristian, autor de um dos gols coxa-branca, e que tomou terceiro cartão amarelo. Já o CRB segue na 17.ª colocação e enfrenta o América-RN em Natal.
No 1.º tempo de um time só, Verdão perde chance de golear
Um show de faltas e passes errados já mostrava que a primeira etapa não seria das mais empolgantes. Apesar disso, o Coritiba se impôs logo nos primeiros minutos, com maior posse de bola e em busca do gol do CRB, que só se defendia, bem postado na defesa. A primeira boa chance alviverde surgiu aos oito minutos, com o lateral-esquerdo Ricardinho. Ele foi lançado na esquerda, mas cruzou mal, sobre o gol de Maizena.
A partir daí o gol dos visitantes seria alvo de um verdadeiro bombardeio coxa-branca, e a abertura do placar era questão de tempo. Aos 12 e aos 13 minutos, o lateral-direito Andrezinho tenta dois cruzamentos. Um se perdeu pela linha de fundo, e o outro resultou no primeiro escanteio da partida.
A insistência do Coxa foi recompensada aos 24. Em novo cruzamento, desta vez pela esquerda, zagueiro Henrique acaba agarrado por Selmo Lima dentro da área. Pênalti indiscutível. Na cobrança, Anderson Gomes bateu com categoria e marcou. Três minutos depois, os donos da casa poderiam ter aumentado, se o árbitro carioca Pablo dos Santos Alves tivesse marcado outra penalidade máxima sobre o meia Cristian.
O CRB tentou sua primeira jogada de ataque apenas aos 31 minutos, com cobrança de falta perigosa de Anderson, defendida por Artur. O jogo seguia em ritmo de treino para o Coritiba, que seguia perdendo oportunidades. O segundo gol saiu aos 36, após bela arrancada de Cristian. No contra-ataque, ele lançou Andrezinho, que passou para Jackson. O meia bateu, Maizena deu rebote, e Cristian completou para as redes.
Acomodado, o Coxa tomou um gol dois minutos depois. Eduardo levantou bola na área, Henrique não subiu e Nilson Sergipano entrou sozinho e fuzilou. Aos 46, os visitantes ainda tiveram a chance de empatar, com um bom chute de Rogerinho. A bola subiu demais e foi para fora. Na saída do campo, o técnico Paulo Bonamigo demonstrava alguma preocupação. Em um 1.º tempo de amplo domínio, o Coxa poderia ter garantido a vitória facilmente.
Domínio e pose de bola alviverde continua, mas ataque peca
Com o perigo de rebaixamento batendo na sua porta, o CRB-AL mudou de postura para os 45 minutos finais. O técnico Roberto Cavalo tirou Arley e colocou Bebeto para dar mais poder ofensivo ao time alagoano. Mas nos primeiros minutos, o domínio que se seguiu foi do Coritiba. Aos cinco minutos, Caio construiu bela jogada, mas Anderson Gomes não aproveitou bem.
O domínio de bola alviverde não resultava em grandes chances de gol no ataque, que errava demais. Com isso, os visitantes tentaram algumas descidas em busca do empate, porém paravam nas próprias limitações e levavam pouco perigo ao gol de Artur.
O show de passes errados continuou, e uma enxurrada de faltas de ambos os lados deram trabalho ao árbitro, que distribuiu a maior parte dos cartões amarelos no 2.º tempo. Renato e Cristiano ainda entraram para tentar dar maior poder ofensivo ao CRB, mas de nada adiantou. Já o Coritiba complicou um jogo fácil, perdeu muitas oportunidades, mas venceu. Para os 13.699 torcedores presentes no Couto Pereira, era o que importava.
Jogadores reconhecem erros, mas mostram otimismo após vitória
Confira os principais lances da vitória coxa-branca na Gpol
Veja algumas imagens da vitória alviverde no Couto Pereira
Saiba os demais resultados da rodada desta sexta-feira
Veja como está a classificação da Série B do Brasileirão
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF