Era para ter sido a reunião que apresentaria o projeto completo de Curitiba para sediar a Copa do Mundo de 2014. O encontro no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), ontem pela manhã, contudo, revelou poucos detalhes do material que a capital paranaense pretende usar para convencer a Fifa o documento será enviado à entidade no dia 15. De acordo com a prefeitura, a Fifa proibiu as candidatas de revelar os programas de campanha.
Nos minutos em que o grupo de jornalistas conseguiu driblar a organização, pôde se ver que o metrô é a peça-chave da candidatura local. A promessa é de que ao menos um braço do corredor que ligará a CIC Sul ao Santa Cândida, chamado pelo poder municipal de Linha Azul, fique pronto até 2014. A primeira linha ligaria a Cidade Industrial ao Centro, passando por três estações próximas à Arena da Baixada, na Avenida Sete de Setembro.
Ficou definido também que nos dias de jogos, uma área de 2 mil m2 ao redor do estádio será bloqueada, sendo permitida apenas a circulação de profissionais que irão trabalhar no evento, torcedores e moradores da região credenciados, a pé ou de ônibus.
Outra promessa é a revitalização da Praça Afonso Botelho, em frente do complexo esportivo. Parte da estrutura será coberta, passando a funcionar como setor de "boas-vindas e convivência", exigência da Fifa. Ruas no entorno também receberão novo paisagismo. Na Avenida Visconde de Guarapuava, por exemplo, os postes do canteiro central serão retirados para a construção de ciclovias, criando uma nova alternativa de acesso ao Joaquim Américo. (CEV)
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026