Classificação do hexagonal
1) Metropolitano Maringá - 19 pontos
2) Prudentópolis - 13 pontos
3) Colorado - 12 pontos
4) Cincão - 9 pontos
5) Júnior Team - 8 pontos
6) PSTC - 7 pontos
Após uma espera de cinco anos, Maringá está de volta à primeira divisão do Campeonato Paranaense. O acesso veio na tarde deste domingo (4), com a vitória do time sobre o Colorado fora de casa. O jogo no estádio Francisco Borges de Campos terminou em 1 a 0 para os maringaenses.
O gol da classificação foi marcado por Cristiano Lopes, aos 40 minutos do primeiro tempo. Com a vitória, o Metrô chegou aos 19 pontos nesta segunda fase da Divisão de Acesso. Restando duas rodadas para o fim do hexagonal, o time de Maringá só pode ser alcançado pelo vice-líder Prudentópolis, que está seis pontos atrás.
A última vez que Maringá teve um representante na elite do futebol paranaense foi em 2008, com o extinto Galo Adap. À época, o time chegou até a se classificar para a segunda fase do Campeonato Paranaense, mas acabou eliminado. No ano seguinte, por falta de incentivos e patrocínios, o time resolveu fechar as portas e, desde então, não retornou mais aos gramados.
O resultado em Colorado também garantiu o Metropolitano na final da Divisão de Acesso, que envolverá os dois clubes que subirão para a elite do futebol estadual em 2014.
O presidente de honra do Metropolitano, Aparecido Regini "Zebrão", avaliou a Divisão de Acesso como um torneio difícil e que deve ser valorizado. "Sozinho, não conseguiria nada. O nosso objetivo só foi alcançado com apoio dos jogadores, da comissão e da torcida", comemorou o dirigente, que ainda prefere não falar em como será a preparação para a primeira divisão do ano que vem. "Vamos esperar. Ainda tem a final e queremos ser campeões. Depois, faremos um planejamento para 2014."
Time tem apenas três anos
O Metropolitano Maringá é um time novo, com apenas três anos. Logo no ano de estreia, o clube conquistou a terceira divisão do Campeonato Paranaense. Na final, ainda com o nome de Alvorada Club, o time maringaense derrotou na final o Iguaçu de União da Vitória.
No ano seguinte, com o nome de Grêmio Metropolitano, o clube não conseguiu o acesso por muito pouco, sendo eliminado pelo Toledo na semifinal. Em 2012, fez uma campanha fraca, ocupando apenas a sétima colocação entre os dez participantes.
Outros jogos da rodada
Em Sertanópolis, no estádio Éxaro Menck, o Prudentópolis venceu o Júnior Team, de Londrina, por 2 a 0, e reassumiu a vice-liderança do hexagonal, com 13 pontos, um a mais que o Colorado, terceiro colocado.
Outra partida da rodada ocorreu no Estádio Erick George, em Rolândia. O Cincão fez 4 a 0 sobre o também londrinense PSTC.
Próxima Rodada
A próxima rodada será na quara-feira (7). Em Cornélio Procópio, jogam PSTC e Metropolitano. Em Sertanópolis, o Júnior Team enfrenta o Cincão. Já o Prudentópolis recebe o Colorado para uma briga direta pela última vaga na primeira divisão. Todos os jogos estão marcados para as 15h30.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura