A irretocável campanha brasileira no Mundial Sub-17, em Dubai, teve um fim precoce. Atual campeão, o México eliminou o Brasil nas quartas de final do torneio nos Emirados Árabes. A desclassificação verde-amarela, que impediu a luta pelo quarto título do país, ocorreu em uma dramática decisão por pênaltis. O representante da América do Norte ganhou por 11 a 10, após empate por 1 a 1 com a bola rolando. O atacante Mosquito, do Atlético, desperdiçou a cobrança derradeira.
Sob o comando do técnico Alexandre Gallo, o Brasil vinha de quatro vitórias em quatro jogos (contra Eslováquia, Emirados Árabes, Honduras e Rússia), com 18 gols marcados e 3 sofridos. Ontem, porém, a equipe sentiu demais a ausência do meia-atacante Boschilia, do São Paulo, artilheiro do Mundial com seis gols, e de Gustavo, ambos suspensos. Mesmo assim, o duelo foi equilibrado. As duas seleções só conseguiram marcar nos minutos finais da partida.
O México saiu na frente. Aos 35/2.º, aproveitou a cobrança de falta para fazer uma jogada dentro da área e a bola sobrou para Ochoa abrir o placar. O empate brasileiro veio rápido. Aos 39, o meia Nathan outro do Atlético , precisou chutar duas vezes para marcar seu quinto gol no Mundial.
O empate forçou a decisão nos tiros diretos. Rivas chegou a errar a terceira cobrança dos mexicanos, mas o atacante Gabriel, do Santos, desperdiçou a quinta e última batida se marcasse, a vitória seria brasileira. Depois disso, o próximo a fracassar na disputa de pênaltis foi Mosquito, deixando o México a uma bola na rede de festejar a vaga. Diaz converteu e deixou os brasileiros desolados.
O México espera o vencedor de Argentina e Costa do Marfim, que se enfrentam hoje, para conhecer seu adversário de terça-feira.
A Suécia se classificou ao bater Honduras por 2 a 1.
Ao vivo
Argentina x Costa do Marfim, às 11 h, no SporTV; Uruguai x Nigéria, às 14 h, na Band e SporTV.