O pugilista americano Mike Tyson foi na tarde desta sexta-feira ao Fórum da Barra Funda, na capital paulista, prestar depoimento no Juizado Especial Criminal depois de se envolver em uma confusão na madrugada de quinta-feira numa boate da cidade. Acompanhado de advogados, Tyson contou ao juiz sua versão sobre o caso. O ex-campeão mundial de boxe foi acusado de ter agredido o cinegrafista Carlos Mello, do SBT, na cabeça por não concordar em ser filmado numa das boates que visitou em São Paulo. O cinegrafista deu queixa na polícia e Tyson foi obrigado a ir à delegacia prestar esclarecimentos.
O cinegrafista também foi ao fórum e deverá ser ouvido na seqüência pelo juiz. Mike Tyson foi acusado de lesão corporal, dano ao patrimônio e exercício arbitrário das próprias razões. O boxeador americano foi liberado sem o pagamento de fiança. O juiz do Fórum da Barra Funda pode, no entanto, emitir uma carta rogatória para que Tyson venha a ser julgado nos Estados Unidos, onde ele poderia pegar uma pena leve, como prestação de serviços comunitários.
A presença de Mike Tyson no Fórum da Barra Funda alterou bastante a rotina do lugar. Dezenas de pessoas se aglomeraram na porta de vidro do Juizado Especial Criminal para tentar ver o boxeador americano. Tyson chegou a tirar algumas fotos com curiosos e fãs antes de entrar na sala de audiência.
A popularidade de Mike Tyson em São Paulo, no entanto, não é unânime. Quando saiu do hotel onde está hospedado na Rua Frei Caneca, na região da Avenida Paulista, ele foi xingado por algumas pessoas e revidou fazendo gestos obscenos.