Munique Os alemães estão preparados para serem convidados na própria festa. Um sentimento comum do povo germânico dita a expectativa da maioria dos torcedores em relação aos anfitriões. A Alemanha dá a largada na Copa do Mundo cercada de pessimismo. O jogo de abertura será contra Costa Rica, às 13 horas (de Brasília), no mais inovador estádio do Mundial. A Allianz Arena, capaz de mudar de cores conforme os adversários (veja gráfico ao lado).
A descrença é intensa a ponto de as emissoras de tevê recorrerem o tempo todo à mais surpreendente conquista do futebol alemão para animar os fãs. Cenas do filme O Milagre de Berna (lançado em 2004) tentam convencer os torcedores de que o título é possível, como aconteceu em 54.
No Mundial da Suíça, o desacreditado futebol alemão derrubou a arrasadora Hungria de Puskas. Se as imagens originais foram todas perdidas e precisaram ser restauradas por computador, o som original da final é um artifício para emocionar os fechados cidadãos germânicos e despertar confiança.
Mas está difícil. A ausência de Ballack, vetado por causa de uma contusão na panturrilha direita, esfriou de vez o entusiasmo. "Ontem (quarta), ele só treinou por 30 minutos, não agüentou e saiu. Infelizmente ele não poderá jogar desta vez, mas o melhor agora é segurá-lo para as outras partidas da Copa", conformou-se o técnico Jürgen Klinsmann, indeciso entre Kehl e Borowski.
"Ele é uma referência e certamente fica muito mais difícil agora. As avaliações sobre a equipe vão do inferno ao céu. Mas só quem tem pensamento pequeno acha que seremos campeões. A maioria está consciente", afirmou o profissional liberal Rainer Schwanke. Ao ser questionado se era consciência ou pessimismo, ele assumiu ser um pouco dos dois.
A esses temores incluem-se questionamentos sobre os métodos pouco ortodoxos de trabalho de Klismann. A última idéia foi uma visita dos jogadores com direito a um minicurso de montagem de relógios numa fábrica Suíça.
Porém, nem tudo é desânimo. Não se pode ignorar a força da torcida. "Esse é o nosso curinga. Seremos como um 12.º jogador e isso pode nos fazer ganhar a Copa", defendeu o bancário Hannes Hubbeling, coincidentemente um pouco alterado pelo chope alemão.
TV: Alemanha x Costa Rica, às 13 horas, na Globo/ RPC, Sportv, ESPN Brasil e Bandsports.
* * * * * *
Em MuniqueAlemanha x Costa Rica
AlemanhaLehmann; Friedrich, Metzelder, Mertesacker e Lahm; Schneider, Frings, Borowski (Kehl) e Schweinsteiger; Klose e Podolski. Técnico: Jürgen Klinsmann.
Costa RicaPorras (Mesén); Umaña, Marín (Sequeira) e Martínez (Drummond); González, Solís (Azofeifa), Fonseca e Centeno; Gómez e Wanchope. Técnico: Alexandre Guimarães.
Estádio: Allianz Arena. Horário: 13 horas. Árbitro: Horácio Elizondo (ARG)
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Deixe sua opinião