O Minas sagrou-se tetracampeão da Superliga Masculina ao derrotar o Florianópolis, neste sábado, por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/18 e 26/24, no quarto jogo da final. O título foi dedicado ao jogador Samuel, que perdeu o irmão Andreas na última sexta-feira em um acidente de moto, mas, mesmo assim, fez questão de jogar a decisão. A equipe mineira, campeã das temporadas 1999, 2000 e 2001, contou com o apoio da torcida de Betim para tornar-se o primeiro clube a conquistar quatro vezes o título da competição. Rafinha, que voltou ao time depois de ter sido suspenso por ter recebido três cartões amarelos, foi fundamental para a vitória. Assim como Roberto Minuzzi, que foi o gigante do grupo durante a partida.

CARREGANDO :)

Renan Dal Zotto, técnico do clube catarinense, sabia que o jogo era decisivo. Tanto que fez diversas modificações. Ele chegou a declarar que a partida era de vida ou morte, e que o grupo precisava de determinação. Porém, era mesmo o dia do Minas, que pode ter a revanche do ano passado, quando perdeu a decisão para o mesmo Florianópolis.

Superioridade mineira em todos os sets

Publicidade

O primeiro set começou equilibrado, com os dois times se estudando. Os levantadores Rafinha, do Minas, e Bruninho, do Florianópolis, exploraram muito os jogadores de meio-de-rede com o intuito de quebrar o bloqueio adversário. As jogadas de ponta, com velocidade, começaram a ser usadas depois do primeiro tempo técnico. Porém, Jardel conseguiu uma série de saques eficientes e abriu uma larga vantagem no placar. O Florianópolis não conseguiu reagir e, num belo ataque de Ezinho, a equipe mineira fechou o set em 25 a 20.

No período, o ponta Samuel sofreu uma lesão no dedo mindinho logo após o segundo tempo técnico, e não participou dos últimos pontos.

Na segunda parcial, o Florianópolis entrou mais atento. Mas o Minas não estava dando chances para que o adversário abrisse no placar. O ponta Roberto Minuzzi se mostrou impossível no bloqueio, lendo todas as jogadas, e no ataque. Ao sentir o momento ruim da sua equipe, Renan Dal Zotto trocou Milinkovic por Éder, e retomou o time titular da fase classificatória da Superliga. Porém, o paredão do time da casa, impulsionado por Samuel e Minuzzi, intimidou os catarinenses. E em um belo ace de Alberto, o Minas pôs um ponto final no set: 25 a 18.

O terceiro período começou com um Florianópolis arrasador. A proximidade do título do Minas fez a equipe catarinense acordar para o jogo. Evandro, até então apagado na partida, marcou belos pontos. Bruninho, com boas variações de jogadas, deu ritmo aos seus companheiros. Foi aí que entrou o apoio da torcida mineira, fundamental no set. Aos poucos, o time da casa foi crescendo e tirando a vantagem colocada pelo rival. Em outra bela série de saques, como na primeira parcial, Jardel conseguiu virar o placar. E, realmente, era o dia do Minas, que finalizou a partida em 26 a 24 e conquistou o tetracampeonato da Superliga.

MINAS 3 x 0 FLORIANÓPOLIS (25/20, 25/18 e 26/24)

Publicidade

MINAS - Rafinha, Samuel, Ezinho, Roberto Minuzzi, Alberto e Jardel; Líbero: Serginho; Entraram: Wanderson, Igor e Luizinho. Técnico: Mauro Grasso.

FLORIANÓPOLIS - Bruninho, Evandro, João Paulo, Filipe, Milinkovic e Nei; Líbero: Jeffe; Entraram: Fabiano, Éder, Gustavo, Renato e Folle. Técnico: Renan Dal Zotto.