• Carregando...

O paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, confirmou a hegemonia do Brasil no WQS, a divisão de acesso mundial. Na madrugada desta quinta-feira (tarde de quarta no Havaí), ele sagrou-se campeão por antecipação da temporada. Foi o oitavo título brasileiro em 14 edições do WQS.

Maior revelação do surfe brasileiro, Mineirinho, de 18 anos, foi confirmado campeão durante a penúltima etapa, disputada em Haleiwa (HAV). Ele havia perdido na estréia, mas beneficicou-se das eliminações do americano Bobby Martinez e do australiano Adrian Buchan. O brasileiro encerra o ano com 13.128 pontos e, como o ranking leva em conta apenas os sete melhores resultados da temporada, não pode mais ser ultrapassado pelos rivais.

O título de Mineirinho é o terceiro consecutivo do Brasil no WQS. Nos últimos dois anos, o catarinense Neco Padaratz, suspenso por doping, ergueu a taça. Além dele, já entraram para a galeria dos campeões o irmão de Neco, Teço Padaratz, o paraibano Fábio Gouveia e o cabofriense Victor Ribas.

Em 1992, o Circuito Mundial de surfe foi dividido em duas divisões: de elite (WCT) e de acesso (WQS). Atualmente, o WCT é composto pelos 42 melhores surfistas do mundo e mais três convidados. Desses 42, 27 são classificados pelo próprio ranking do WCT.

O WQS é a porta de acesso à divisão de elite mundial (WCT). O ranking classifica os 15 primeiros surfistas para o WCT da temporada seguinte. Mineirinho, Pedro Henrique e Raoni Monteiro estão garantidos pela lista. Pela própria divisão de elite, Paulo Moura e Victor Ribas já asseguraram a permanência.

Galeria dos Campeões do WQS

2005 – Adriano de Souza (BRA)2004 - Neco Padaratz (BRA)2003 - Neco Padaratz (BRA)2002 - Jake Paterson (AUS)2001 - Mick Fanning (AUS)2000 - Armando Daltro (BRA)1999 - Flávio Padaratz (BRA)1998 - Fábio Gouveia (BRA)1997 - Victor Ribas (BRA)1996 - Jake Paterson (AUS)1995 - Shane Powell (AUS)1994 - Kelly Slater (EUA)1993 - Barton Lynch (AUS)1992 - Flávio Padaratz (BRA)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]