O ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, anunciou nesta quarta-feira (28) no programa de rádio "Bom Dia Ministro" o lançamento, no dia 4 de maio, de dois portais dentro do Portal da Transparência, com informações relativas à Copa do Mundo de Futebol de 2014 e aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
Segundo o ministro, o objetivo é dar ampla transparência às ações do governo federal para a realização desses eventos esportivos no país, permitindo o acompanhamento pela sociedade. "A população pode fazer consultas específicas sobre convênios, diárias, passagens aéreas, cartões de pagamentos, em linguagem cidadã, que qualquer um identifica", explicou Hage.
Segundo o ministro, a ideia é levar o modelo a outras administrações. "O escritório das Nações Unidas tem estimulado muito esse esforço de disseminar essa experiência no Brasil, onde falta avançar a transparência".
O lançamento dos sites está previsto para acontecer na CGU, durante reunião do Conselho Nacional de Transparência Pública e Combate a Corrupção.
Fiscalização
Durante o programa, Hage criticou o fato de não haver nenhum tipo de impedimento para a contratação de serviços terceirizados na área da saúde quando falou sobre a conclusão da primeira etapa da auditoria realizada pela CGU sobre recursos federais transferidos para o governo do Distrito Federal. Ele citou como exemplo a situação no Distrito Federal, onde há verba federal para a compra de ambulâncias e mesmo assim o serviço foi terceirizado.
"Não podemos dizer que temos expectativa de haver alguma modificação legal e normativa que venha a impedir isso mas preocupa enormemente os órgãos de controle. Temos encontrado esse problema não apenas em prefeituras mas também em unidades da Federação, como no Distrito Federal".