Membros da Fifa visitam Curitiba neste sábado
O grupo técnico, que passará as informações para que o comitê executivo da Fifa defina as 12 cidades para receber o Mundial de 2014, estará em Curitiba no próximo sábado (31). O grupo pretende visitar a Arena da Baixada, estádio do Atlético e candidato a receber os jogos, e pontos turísticos da cidade.
O esforço para que a capital paranaense receba jogos da Copa do Mundo terá mais um capítulo na noite desta quinta-feira (29).
O Comitê Executivo Estadual lança, na Arena da Baixada, a convocação para que toda a população se engaje na campanha para transformar Curitiba em uma das sedes.
A solenidade vai acontecer no intervalo da partida entre Atlético e Foz do Iguaçu, válida pela segunda rodada do Campeonato Paranaense.
O evento deverá ter ainda as participações do prefeito Beto Richa e de dirigentes do Furacão, como o ex-presidente Mário Celso Petraglia e o presidente do Conselho Deliberativo, Gláucio Geara. Toda a documentação da candidatura de Curitiba já foi enviada à Fifa no último dia 14 de janeiro.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, reuniu-se nesta quinta-feira (29) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reafirmou que a Copa do Mundo de 2014 será realizada em 12 sedes no Brasil. As cidades serão escolhidas pelo comitê executivo da Fifa nos dias 19 e 20 de março, mas o ministro do Esporte, Orlando Silva, antecipou que haverá pelo menos uma sede no Pantanal e outra na região amazônica.
"A Fifa acredita que com 12 sedes teremos uma cidade da Amazônia e uma do Pantanal. Então, necessariamente no projeto da Copa no Brasil em 2014, seguro é que terá uma cidade pantaneira e uma cidade amazônica", contou Silva. Segundo ele, esse é um objetivo do governo brasileiro também.
"A decisão da Fifa de escolher 12 cidades levou em conta esse critério, de ter uma cidade do Pantanal e uma cidade da Amazônia, o que para nós é muito importante, porque são destinos turísticos fundamentais do Brasil e que merecem ser promovidos", argumentou.
Durante a reunião, Lula brincou com o presidente da Fifa e com fotógrafos e cinegrafistas dizendo que estava "levando uma sede para Garanhuns". Blatter riu e presenteou o presidente com uma flâmula da entidade.
Silva disse que, a partir da próxima sexta-feira (30), um grupo técnico da Fifa visitará todas as cidades que têm projeto para ser sede da Copa e o relatório desse grupo vai influenciar a decisão do comitê executivo da entidade, que se reúne nos dias 19 e 20 de março para apontar as 12 sedes.
O ministro não confirmou que a abertura da Copa do Mundo no Brasil será em São Paulo e nem que a partida final será no Rio de Janeiro. "A primeira fase é a escolha das 12 sedes. O debate sobre isso é posterior", comentou.
"Logo depois da decisão sobre as sedes, o presidente vai convocar uma reunião de governo e depois que falar individualmente com os governadores e prefeitos dessas cidades para colocar no papel as responsabilidades de cada um, para ficar definido quem vai fazer o que, quem vai pagar o que e em que prazo", afirmou Silva.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião