O ministro do Esporte, Orlando Silva, garantiu que a crise dos royalties do petróleo da camada pré-sal não vai afetar a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A questão começou na semana passada, quando o governador do estado, Sérgio Cabral, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, alertaram que, se a emenda Ibsen Pinheiro for sancionada, a cidade não terá condições de fazer os investimentos necessários para os Jogos.
O ministro, o prefeito Eduardo Paes e o ex-prefeito de Barcelona Pasqual Maraguall participam do seminário "As Olimpíadas e as cidades, conexão Rio - Barcelona". Sérgio Cabral também está na lista de participantes, mas não compareceu à cerimônia de abertura.
Orlando Silva acredita que a emenda não será aprovada no Senado. Ele aposta no diálogo para que a questão seja resolvida sem que o Rio de Janeiro seja prejudicado.
"Tenho a convicção de que o Senado vai corrigir a resolução da Câmara dos Deputados. Tanto é que ontem os deputados autores das emendas procuraram senadores para chegar a um termo. É importante que o Senado faça uma mudança de acordo com a Câmara e que este projeto modificado volte para a Câmara. Então eu aposto no diálogo e no entendimento e creio que haverá uma correção para que o Rio, Espírito Santo e São Paulo não sofram por terem em sua área geográfica uma riqueza tão importante para o Brasil. Mas, de todo modo, tenho certeza de que não terá qualquer tipo de instabilidade na preparação para os Jogos Olímpicos, que são um compromisso do país. Os Jogos são na cidade do Rio, mas são um compromisso que o Brasil assumiu."
Eduardo Paes falou que o protesto que reuniu 150 mil pessoas na Cinelândia, na quarta-feira, vai surtir efeito.
"A emenda é uma coisa tão estapafúrdia que eu não consigo acreditar que isso vai passar. Eu acho que, de qualquer maneira, chamou à reflexão."
Na terça-feira, procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, o Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou que está confiante de que o Rio cumprirá seu compromisso.
A emenda Ibsen redistribui os recursos que não são destinados diretamente à União entre todos os estados e municípios de acordo com critérios dos fundos de participação. Rio de Janeiro e Espírito Santo seriam os mais prejudicados com a nova divisão do bolo.
A camada pré-sal é uma faixa de 800km no litoral brasileiro, entre Espírito Santo e Santa Catarina. O petróleo encontrado nesta área no mar está em profundidades de até 7 mil metros, abaixo de uma camada de sal que garante a qualidade do óleo. A emenda aprovada pela Câmara, no entanto, se refere à exploração inclusive fora do pré-sal.
Eleições em 2025 serão decisivas na disputa entre esquerda e direita na América do Sul
Exército inaugura primeira unidade militar brasileira especializada em destruir tanques
Qual será a agenda econômica para 2025?
Desempenho fraco de alunos de escolas privadas em matemática expõe crise da educação no Brasil
Deixe sua opinião