Mesmo poupando boa parte dos titulares para o confronto com o Fluminense, quinta-feira, pelas semifinais da Copa do Brasil, o Vasco foi ao Rio Grande do Sul neste domingo e venceu o Grêmio por 2 a 1, de virada, no estádio Olímpico. Além de manter a invencibilidade no Campeonato Brasileiro, o resultado serve para o time carioca afundar o Tricolor na crise exatamente na temporada de retorno à Série A.
Agora, os comandados de Renato Gaúcho chegam aos oito pontos e sobem para a quinta colocação, ficando apenas um posto abaixo da zona de classificação para a Taça Libertadores de 2007. Já os gremistas acumulam a terceira derrota consecutiva e continuam com apenas três, em 17°, regressando ao grupo dos quatro últimos que descerão à Segunda Divisão.
Na próxima rodada do Brasileiro, o Grêmio enfrenta outro carioca. O time vai ao Rio de Janeiro para o confronto com o Botafogo, sábado, às 18h10m, no Maracanã. No mesmo horário, mas no domingo, o Vasco visita o Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia.
Buscando a reabilitação, o Grêmio ficou em vantagem no placar logo aos três minutos em uma cobrança de pênalti. Patrício cruzou da direita, a bola tocou no braço do volante Ives e o árbitro Cléber Wellington Abade marcou. Na batida, o próprio Patrício acertou o canto esquerdo e converteu. A resposta carioca veio aos seis. Ramon cobrou falta para a área e o zagueiro Éder completou de cabeça.
O ritmo alucinante dos instantes iniciais foi quebrado logo em seguida ao empate, sobretudo pelo excesso de passes errados. Com os gaúchos mostrando pouca força ofensiva, o Vasco obteve a virada. Aos 37 minutos, Alberoni fez jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para a área. O zagueiro Pereira tentou cortar, mas encobriu o goleiro Galatto e fez um golaço contra.
O Grêmio voltou para a etapa complementar com a mesma apatia que terminou o primeiro tempo. O time só acordou a partir dos dez minutos, quando a torcida começou a incentivar. No entanto, não conseguiu transformar o domínio de bola em oportunidades para empatar. O maior susto contra a meta adversária veio apenas aos 26, em uma cabeçada do zagueiro Pereira pela linha de fundo.
O técnico Mano Menezes ainda tentou mudar a postura do time com as entradas de Rudinei, Valdeir e Reinaldo, mas não conseguiu. Aos 41 minutos, contudo, o volante Lucas cometeu falta violenta e recebeu cartão vermelho, acabando com qualquer possibilidade de reação.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano