A substituição é simples: com as "lesões simultâneas" de Tiago Cardoso e Diego, Vinícius, 20 anos, será o goleiro titular do Atlético na partida de hoje, contra o Cruzeiro, às 20h30, no Mineirão. A lógica da operação feita pela comissão técnica rubro-negra, nem tanto.
Para a estréia do ex-júnior ser anunciada, foi necessária uma reunião de última hora no meio do gramado do CT do Caju, entre técnico, departamento médico, treinador de goleiros e o diretor-técnico do clube, Antônio Carlos Gomes. Teria sido ali que Evaristo recebeu a informação sobre a lombalgia de Diego e a gravidade da dor que Tiago sentia na coxa direita.
Algo aparentemente novo para o comandante, que antes disso vira os dois goleiros treinarem normalmente. Tanto é que pouco antes da reunião, Evaristo havia deixado no ar a volta do ex-titular.
A justificativa era de que o arqueiro estava completamente recuperado tanto fisicamente como psicologicamente. Além disso, o técnico afirmava respeitar a história de Diego no clube. No final, uma "dorzinha" que Tiago Cardoso sentia na coxa também poderia servir de motivo para a mudança. "Mas vamos decidir amanhã (hoje)" afirmava, misterioso, o técnico atleticano.
Dez minutos depois, a novidade. "Mudou tudo. Não vai nem um nem o outro. Quem vai jogar é o Vinícius. Comigo goleiro tem de estar 150%."
Em nenhum momento Evaristo falou sobre o desempenho ruim de Tiago Cardoso contra o Goiás determinante na derrota do Furacão. Mas este seria o principal motivo para o retorno do goleiro à reserva. A contusão não afetaria os reflexos do goleiro. "Eu poderia jogar, só dói um pouco ao bater o tiro de meta", afirmou.
Também ninguém falou sobre a saia-justa que Diego teria ficado com a direção rubro-negra ao ser visto no hotel em que o Corinthians ficou hospedado, na véspera da partida do Timão contra o Coxa, conversando com Antônio Lopes. Mas esta é uma das hipóteses para a "contusão" ser informada ao técnico apenas quando este havia se decidido pela mudança.
O mistério continuará no mínimo até o próximo domingo. Para o jogo contra o São Caetano, na Arena, o departamento médico do clube garante que os dois já estarão recuperados.
Adversário
O técnico do Cruzeiro, PC Gusmão, tinha apenas uma dúvida para o duelo contra o time paranaense. O lateral Jonathan deixou o jogo diante do Brasiliense sentindo dores e podia desfalcar a equipe, mas treinou normalmente durante a semana e está confirmado entre os titulares.
Cruzeiro x Atlético, às 20h30, no Sportv.
Em Belo Horizonte
CruzeiroFábio; Jonathan, Irineu, Marcelo Batatais e Wagner; Maldonado, Fábio Santos, Kelly e Adriano; Diego e Alecsandro.Técnico: PC Gusmão.
AtléticoVinícius; Tiago Almeida, Danilo, Paulo André e Marcão; Alan Bahia, Cristian, Evandro e Ferreira; Lima e Schumacher.Técnico: Evaristo de Macedo.
Estádio: Mineirão. Horário: 20h30. Árbitro: Luiz Alberto Sardinha Bites (GO). Auxs.: Flávio Gilberto Kanitz (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO).