A Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira a lista de indicados ao prêmio de melhor do ano na modalidade. Entre eles, os jamaicanos Usain Bolt e Yohan Blake, e o britânico Mo Farah aparecem como principais candidatos no masculino.
Atual bicampeão olímpico nas provas dos 100 e 200 metros - nas quais também detém o recorde mundial -, além do revezamento 4x100m, Bolt é considerado o principal velocista da atualidade e um dos melhores de todos os tempos. Ele também levou o prêmio de melhor do ano da Iaaf em 2011 e aparece como principal favorito para repetir o feito em 2012.
Um de seus maiores concorrentes será Yohan Blake, seu companheiro no revezamento 4x100. O também jamaicano ainda faturou a prata nos 100 e 200 metros nos Jogos de Londres. Já Mo Farah conquistou o ouro olímpico nas provas dos 5 mil e 10 mil metros na capital inglesa, se tornando o principal nome britânico do atletismo. Na semana passada, ele recebeu o prêmio de melhor atleta europeu em 2012.
Na premiação feminina, uma atleta da Jamaica também aparece como favorita. Shelly-Ann Fraser-Pryce, atual bicampeã olímpica dos 100 metros, é considerada a principal velocista da atualidade. Em Londres, ela ainda faturou a prata nos 200 metros e no revezamento 4x100m.
No total foram indicados dez homens e dez mulheres, que brigarão pelo prêmio que será entregue no dia 24 de novembro, em Barcelona. Se Bolt levou a melhor entre os homens em 2011, Sally Pearson foi eleita a principal atleta do ano passado entre as mulheres. Ouro nos 100 metros com barreira em Londres, a australiana está novamente na disputa em 2012.
Confira os atletas pré-selecionados:
Masculino:
Yohan Blake (Jamaica)
Usain Bolt (Jamaica)
Ashton Eaton (Estados Unidos)
Mohamed Farah (Grã-Bretanha)
Robert Harting (Alemanha)
Kirani James (Granada)
Renaud Lavillenie (França)
Aries Merritt (Estados Unidos)
David Rudisha (Quênia)
Christian Taylor (Estados Unidos)
Feminino:
Valerie Adams (Nova Zelândia)
Tirunesh Dibaba (Etiópia)
Jessica Ennis (Grã-Bretanha)
Allyson Felix (Estados Unidos)
Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica)
Yelena Lashmanova (Rússia)
Sally Pearson (Austrália)
Brittney Reese (Estados Unidos)
Sanya Richards-Ross (Estados Unidos)
Barbora Spotáková (República Tcheca)
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião