• Carregando...
Ariel | Reprodução site oficial do Coritiba
Ariel| Foto: Reprodução site oficial do Coritiba

Alviverdes

Receio

Palavras do presidente do Inter, Vitorio Piffero, sobre o que espera encontrar no Couto Pereira, amanhã, às 21h50: "Vai ter pressão sim. Mas assim como recebemos bem a torcida do Coritiba aqui, lá tenho certeza de que seremos bem recebidos também. Vai ser um caldeirão, mas dentro de campo". O Inter chega a Curitiba hoje à noite.

Reclamação

O Coritiba, no entanto, a opinião sobre o tratamento ao torcedor alviverde é outra. Ontem, Jair Cirino enviou um ofício ao Colorado. Uma parte destaca: "Recebi dezenas de indignadas reclamações de torcedores, relatando situações constrangedoras, reclamando do apertadíssimo espaço reservado – fato evidente, além de cusparadas, arremesso de líquidos de origem desconhecida pelos torcedores acomodados no anel superior".

Lela fica dividido entre o filho e o clube que o consagrou

Campeão brasileiro pelo Coritiba em 1985 e responsável por gols decisivos naquela competição, o ex-ponta-direita Lela vai assistir à partida decisiva entre o Alviverde e o Internacional dividido. De um lado, o amor pelo clube em que se tornou ídolo. Do outro, a torcida pelo filho, o atacante colorado Alecsandro, que chega a Curitiba substituindo Nilmar, cedido pelo Colorado à seleção brasileira.

Leia a matéria completa

  • Carlinhos Paraíba
  • e Marcelinho Paraíba na campanha de marketing do Coxa para transmitir confiança ao torcedor

O Coritiba está agindo em várias frentes para descontar na motivação e no apoio da torcida a diferença técnica e de placar para o Internacional. Desde a semana passada, após a derrota em Porto Alegre, por 3 a 1, ações começaram a ser organizadas por torcedores e pelo clube para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil (amanhã, às 21h50, no Couto Pereira). O Alviverde precisa vencer o Colorado por 2 a 0 – ou diferença de três gols – para chegar à final.

O site oficial do Coxa lançou ontem uma campanha que alia a característica de alguns jogadores à participação decisiva que a torcida pode ter no decorrer da partida. Com o slogan "Eu acredito. E você?", sete peças publicitárias trazem jogadores identificados com o torcedor em temas individualizados. Por exemplo: no poster de Ariel diz "Não vai haver jogada perdida!". No de Marcelinho Paraíba, "Nesse eu não fico de fora". Os outros atletas são Vanderlei, Felipe, Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba e Marcos Aurélio.

"A ideia é motivar o torcedor a se sentir parte do jogo, gritando, apoiando e empurrando o time a todo o momento", explica a gerente de marketing do Coritiba, Ângela Salgado Mormul.

Ao menos nas bilheterias o apelo está dando certo. Até ontem já haviam sido vendidos quase 30 mil da carga de 34 mil ingressos – contando os sócios. As arquibancadas já acabaram, mas a confiança continuava em alta na fila, mesmo após a derrota no Brasileiro para o Goiás (por 3 a 1, no Couto Pereira) e a lanterna da competição.

"Vamos acreditar e apoiar. Vai ser um espetáculo", afirma Marcos Faria, 27 anos. "O time deles é melhor que o nosso, então vamos com muita raça para vencer", opina Bernardo Ferrarini, 20.

Os dois foram ao Couto comprar ingressos, mas já sabiam de antemão de todas as outras ações. Em sites de relacionamento, há arrecadações para se comprar 250 sinalizadores e 500 piscas que serão acionados por quase todo o estádio ao início da partida. A exceção seria na social, onde a ideia é escrever a sigla do clube, CFC, com mil balões brancos e 9 mil verdes.

A mobilização coritibana também deverá chegar ao vestiário do clube pouco antes da partida. O site www.soucoxabranca.com.br está reunindo mensagens de apoio ao time que serão entregues hoje ao René Simões. Até ontem, mais de 3.500 mensagens de apoio haviam sido cadastradas.

Tudo deverá ficar concentrado à proximidade da partida. Mesmo que alguns meios de comunicação do Rio Grande do Sul tenham alertado que os torcedores dos dois times estariam marcando brigas e tocaias, nada foi confirmado. Nem o foguetório tradicional para incomodar o rival em partidas importantes deverá ser acionado.

"Não estamos preocupados com o Internacional, estamos preocupados com o Coritiba", afirma Luiz Fernando Correa, o Papagaio, presidente da Império Alviverde.

* * * * * *

Coritiba 100 anos

Faltam 132 dias - 2 de junho

... Em 1945, nasce Oberdan Nazareno Vilain, em Florianópolis (SC). O zagueiro Oberdan foi promovido da equipe juvenil para a profissional em 1963, quando estreou na partida Coritiba x Iraty. Vendido ao Santos em 1965, retornou para defender o Alviverde nos anos de 1970, 1973 e 1976.

... Em 1954, nasce Vílson Tadei, em Urupês (SP). Meia habilidoso, fez o gol da vitória coritibana sobre a equipe do Corinthians, em maio de 1980, em jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro.

... Em 1968, Coritiba e Napoli, da Itália, empatam por 0 a 0. Durante a partida, o centroavante Kosilek marcou o gol que seria da vitória coritibana, mas o árbitro anulou, alegando que um atleta substituído ainda não havia deixado completamente o gramado.

Se você tem objetos, vídeo, áudio e fotos relativos ao passado do Coritiba, ligue para 41 9957-8672. Os Helênicos se responsabilizam por buscar, fotografar e devolver o material com a maior brevidade possível.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]