Adversário
O Rio Branco quer aproveitar o embalo da virada na rodada anterior. O Leão perdia para o Toledo por 2 a 0 e conseguiu reverter para 3 a 2. O time de Lio Evaristo espera contar com o apoio de seu torcedor, que compareceu em pequeno número na primeira partida do clube em casa. Apenas 521 pessoas foram ao jogo.
Nas duas primeiras rodadas do Estadual já foi possível identificar uma tendência do Atlético em 2012: o aproveitamento de jogadores jovens. Na estreia diante do Londrina (2 a 0), o Furacão terminou o jogo com nove atletas que passaram por suas categorias de base. E, para o confronto com o Rio Branco, hoje, às 17 horas, a molecada rubro-negra deve assumir papel importante novamente.
No confronto em Paranaguá, o Furacão pode ter até quatro atletas com 20 anos ou menos em campo. A começar pela meta. Revelado pelo Paraná, o goleiro Rodolfo veio para a Baixada no ano passado a tempo de ainda atuar pelo time júnior. Foi integrado ao profissional este ano e, com a contusão do titular Renan Rocha, herdou a camisa 1.
"É uma oportunidade muito boa. Não esperava que acontecesse tão cedo. E mostra que o Atlético é forte nas categorias de formação. Quero aproveitar a minha chance", afirma o arqueiro, de 20 anos.
Em 2011, o Rubro-Negro foi campeão estadual nas categorias sub-15, sub-17, sub-18 e sub-20. E este ano chegou às semifinais da Copa São Paulo de Juniores, a competição amadora mais importante do Brasil. Apesar disso, Mario Celso Petraglia, presidente do clube, promoveu uma reformulação geral no setor.
Além da meta, a lateral-direita também será ocupada por um novato. Sem contar com um especialista na posição, o técnico Juan Carrasco está em dúvida entre improvisar o lateral-esquerdo Paulo Otávio, 17 anos, ou o atacante Pablo, 19.
Dificuldade que não existe do lado oposto do campo. Héracles, 19 anos, é o dono da lateral-esquerda, quando não atua também como volante. E caso Marcinho não reúna condições, por conta de dores musculares, o Rubro-Negro deve rejuvenescer ainda mais, com a entrada do meia Harrison, 19 anos.
"Ele [o Harrison] é um jogador de muito futuro. Tem bom jogo aéreo, bom posicionamento. É veloz e atrevido. Mas vamos esperar pela definição", diz o treinador, que gosta de trabalhar com atletas oriundos das categorias de base. "O jovem está sempre ávido por aprender", completa.
Considerando a provável escalação para a partida de hoje à tarde, o Furacão ainda terá o zagueiro Manoel, o volante Deivid e o atacante Ricardinho, todos forjados no CT do Caju. Uma equipe que, contando com os experientes Paulo Baier (37 anos), Marcinho (30), Nieto (28), Gustavo e Bruno Mineiro (ambos com 27), bate nos 24 anos de média de idade.
Ao vivo
Rio Branco x Atlético, às 17 h, na RPC TV.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião