Juan Ramón Carrasco, técnico do Atlético, conversa com o jovem goleiro Rodolfo, uma das apostas do Furacão para surpreender no Campeonato Paranaense| Foto: Walter Alves/ Gazeta do Povo

Adversário

O Rio Branco quer aproveitar o embalo da virada na rodada anterior. O Leão perdia para o Toledo por 2 a 0 e conseguiu reverter para 3 a 2. O time de Lio Evaristo espera contar com o apoio de seu torcedor, que compareceu em pequeno número na primeira partida do clube em casa. Apenas 521 pessoas foram ao jogo.

CARREGANDO :)

Nas duas primeiras rodadas do Estadual já foi possível identificar uma tendência do Atlético em 2012: o aproveitamento de jogadores jovens. Na estreia diante do Lon­­drina (2 a 0), o Furacão terminou o jogo com nove atletas que passaram por suas categorias de base. E, para o confronto com o Rio Branco, hoje, às 17 horas, a mo­­lecada rubro-negra deve assumir papel importante novamente.

No confronto em Paranaguá, o Furacão pode ter até quatro atletas com 20 anos ou menos em campo. A começar pela meta. Re­­velado pelo Paraná, o goleiro Ro­­dolfo veio para a Baixada no ano passado a tempo de ainda atuar pelo time júnior. Foi integrado ao profissional este ano e, com a contusão do titular Renan Rocha, herdou a camisa 1.

Publicidade

"É uma oportunidade muito boa. Não esperava que acontecesse tão cedo. E mostra que o Atlético é forte nas categorias de formação. Quero aproveitar a minha chance", afirma o arqueiro, de 20 anos.

Em 2011, o Rubro-Negro foi cam­­peão estadual nas categorias sub-15, sub-17, sub-18 e sub-20. E este ano chegou às semifinais da Copa São Paulo de Juniores, a competição amadora mais importante do Brasil. Apesar disso, Mario Celso Petraglia, presidente do clube, promoveu uma reformulação geral no setor.

Além da meta, a lateral-direita também será ocupada por um novato. Sem contar com um especialista na posição, o técnico Juan Carrasco está em dúvida entre improvisar o lateral-esquerdo Paulo Otávio, 17 anos, ou o atacante Pablo, 19.

Dificuldade que não existe do lado oposto do campo. Héracles, 19 anos, é o dono da lateral-es­­quer­­da, quando não atua também co­­mo volante. E caso Marci­­nho não reúna condições, por conta de dores musculares, o Rubro-Negro deve rejuvenescer ainda mais, com a entrada do meia Harrison, 19 anos.

"Ele [o Harrison] é um jogador de muito futuro. Tem bom jogo aéreo, bom posicionamento. É veloz e atrevido. Mas vamos esperar pela definição", diz o treinador, que gosta de trabalhar com atletas oriundos das categorias de base. "O jovem está sempre ávido por aprender", completa.

Publicidade

Considerando a provável escalação para a partida de hoje à tarde, o Furacão ainda terá o za­­gueiro Manoel, o vo­­lante Dei­­vid e o atacante Ricar­­dinho, to­­dos forjados no CT do Caju. Uma equipe que, contando com os experientes Paulo Baier (37 anos), Marci­­nho (30), Nieto (28), Gustavo e Bruno Mineiro (ambos com 27), bate nos 24 anos de média de idade.

Ao vivo

Rio Branco x Atlético, às 17 h, na RPC TV.