A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) confirmou a implantação dos exames antidoping a partir da temporada de 2012 do ASP World Tour, a divisão de elite do surfe mundial. Segundo a entidade, os testes vão seguir as normas da Agência Mundial Antidoping (Wada) e serão realizados tanto na disputa masculina quanto na feminina.
"Esta política representa um consenso entre os nossos surfistas, promotores dos eventos e administradores, para a evolução do surfe a um nível mais profissional", explicou o diretor-executivo da ASP, Richard Grellman. "O desejo de iniciar o antidoping já existia dentro da ASP há vários anos, mas faltava verba."
"Nós todos apoiamos a implementação da política antidoping na ASP", afirmou o surfista Kieren Perrow, representante do grupo dos 34 atletas que formam a divisão de elite masculina em 2012. "É um passo positivo que realça o profissionalismo do surfe competitivo e transmite uma boa imagem para as crianças que olham para nós como ídolos."
A temporada de 2012 do ASP World Tour está programada para começar no dia 25 de fevereiro, em Gold Coast, na Austrália. Serão disputadas 11 etapas, inclusive uma no Brasil, dia 9 de maio, no Rio.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Regulação das redes sociais pode ser apresentada na próxima semana, diz ministro
Deixe sua opinião