Curitiba foi escolhida como única cidade brasileira a receber o campeonato mundial de turismo da FIA, o WTCC, na próxima temporada. A decisão saiu de uma reunião da entidade no principado de Mônaco, na sexta-feira, para apresentar o calendário e o plano de marketing de diversas categorias. A corrida na capital paranaense está marcada para o dia 2 de julho.
A aproximação começou em setembro. Marcello Lotti, representante da WTCC, esteve na cidade para conhecer a estrutura, o autódromo internacional e os atrativos turísticos para poder indicar Curitiba como sede de uma das 10 etapas da competição todas divididas em duas baterias. Com o sucesso no encontro, a capital foi oficialmente convidada para fazer uma apresentação aos diretores de marketing das montadoras que compõem o campeonato (Alfa Romeo, Seat, Ford, BMW, Chevrolet e Lada).
Cristiano Mazalli, diretor de marketing da prefeitura, foi o responsável pela exposição dos atributos do município. Acabou convencendo os dirigentes a levarem a disputa para o autódromo internacional de Curitiba. De acordo com o representante curitibano, a organização, a cultura européia, a qualidade de vida e a economia da capital paranaense foram os fatores que pesaram a favor da cidade. A confirmação da presença do piloto curitibano Augusto Farfus Júnior na categoria ajudou na indicação. Pelo terceiro ano consecutivo o atleta defenderá a Alfa Romeo. Outro ponto fundamental é o fato de que a capital será sede de evento da ONU sobre biodiversidade e biossegurança em março de 2006.
Segundo Jacques Bear, presidente da FIA-WTCC/Eurosport, "a inclusão de Curitiba no calendário é um incremento no setor turístico". Já segundo Marcello Lotti, que considera a cidade ideal para o evento, cada equipe oficial de fábrica tem um investimento anual de 15 milhões de euros e na semana do evento a cidade chega a movimentar mais de R$ 6 milhões de euros. O movimento da economia é a grande vantagem para o local das corridas as equipes possuem em torno de 600 pessoas , assim como a exposição para 150 países com mais de 200 milhões de expectadores.
Augusto Farfus mostrou-se satisfeito pela escolha da cidade de Curitiba no calendário. "Nada mais importante para um piloto brasileiro do que poder ser reconhecido em seu pais e, principalmente, em sua cidade Natal. Curitiba merece este grande espetáculo", concluiu.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião