Muricy Ramalho, do São Paulo, foi eleito o 13º melhor treinador de clubes do mundo em 2008 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), enquanto o escocês Alex Ferguson, do Manchester United, ficou com o primeiro lugar.

CARREGANDO :)

Tricampeão nacional pelo clube paulista, Muricy foi o brasileiro com melhor colocação na relação, com 14 pontos. O treinador supera o badalado português José Mourinho, do Inter de Milão, que ficou em 15º.

Tite, que levou o Internacional ao título da Copa Sul-Americana de 2008, aparece em 19º, com oito pontos, empatado com o italiano Claudio Ranieri, da Juventus, e o japonês Akira Nishino, do Gamba Osaka.

Publicidade

As primeiras colocações ficaram com os vencedores das principais competições européias no ano passado. Ferguson, que somou 264 pontos na lista da IFFHS, comandou os Diabos Vermelhos na campanha vitoriosa da Liga dos Campeões. Já o segundo colocado, com 144, foi o holandês Dick Advocaat, do Zenit, campeão da Copa da Uefa.

Confira os dez primeiros colocados segundo a eleição:

.1. Alex Ferguson (ESC/Manchester United) 264 pontos.2. Dirk Advocaat (HOL/Zenit) 144.3. Edgardo Bauza (ARG/LDU) 64.4. Arsene Wenger (FRA/Arsenal) 61.5. Rafa Benítez (ESP/Liverpool) 60.6. Carlos Ischia (ARG/Boca Juniors) 28.7. Roberto Mancini (ITA/Inter de Milão) 27.8. Avram Grant (ISR/Chelsea) 19.9. Manuel José (POR/Al Ahly) 1810. Frank Rijkaard (HOL/Barcelona) 17