Murray comemora vitória sobre número 2 do mundo, o sérvio Novak Djokovic| Foto: Stefan Wermuth/Reuters
Federer sorri aliviado por vencer a maratona contra Del Potro.
CARREGANDO :)

O tenista britânico Andy Murray superou o sérvio Novak Djokovic por 2 sets a 0 (7-5 e 7-5) e vai lutar pela medalha de ouro de Londres 2012, de novo com o suíço Roger Federer, com o qual disputou há três semanas a final do torneio de Wimbledon, o sétimo conquistado pelo suíço.

O All England Club reviverá a luta na quadra central. O tenista escocês, incapaz de ganhar um Grand Slam apesar de ter chegado a quatro finais, tem em sua mão a revanche. Outra vez perante seu público.

Publicidade

Djokovic, por sua vez, não poderá lutar pelo ouro. No máximo só pode igualar seu papel em Pequim 2008, quando foi bronze. Ele vai enfrentar o argentino Juan Martín del Potro na disputa do bronze.

O sérvio, além disso, deixará o All England Club sem o número um no ranking da ATP, que podia ter recuperado se tivesse ganhado o ouro na final do domingo (5).

A vaga de Federer na final foi conquistada também nesta sexta-feira (3). Ele precisou de 4h26min para derrotar o argentino Juan Martín Del Potro por 2 sets a 1, parciais de 3-6, 7-6 (7/5) e 19-17.

"Foi uma grande partida, muito dura do princípio ao fim. Juan Martín também mereceu ganhar. Tive sorte no segundo set para voltar à partida e depois o terceiro foi extremamente difícil", afirmou Federer. "Estou feliz, já garanti minha medalha para a Suíça", completo o número 1 do mundo.

Federer tem um ouro nas duplas, com Stanislas Wawrinka, em Pequim-2008. Contudo, ele revelou em sua biografia, publicada ano passado, que seu maior sonho é vencer a chave de simples em uma Olimpíada.

Publicidade

Na decisão, ele enfrenta o vencedor da semifinal entre o sérvio Novak Djokovic e o britânico Andy Murray. A partida ocorre ainda nesta sexta-feira.