O carioca Jorge Ben lançou "País Tropical" em 1969. A música foi um sucesso, ao lado de "Cadê Teresa" e "Que Maravilha!". Mas mesmo exaltando o país, não agradou à ditadura. "Os censores achavam que aquele jeito de cantar as palavras pela metade, Pa-Tropi, era um código subversivo", contou Ben Jor.
Após um tempo nos ostracismo, em 1989, ele mudou o nome artístico para Jorge Ben Jor. Por coincidência ou não, ressurgiu no mercado fonográfico brasileiro. "W/Brasil (Chama o Síndico)", lançada em 1990, abriu o caminho para uma série de regravações. Entre elas, "País tropical", que ganhou nova roupagem e invadiu inclusive as pistas de dança.
Agora, a composição entra numa nova fase. "Tomara que todo mundo goste", torce Daiane, que reviveu o "Brasileirinho" e recebeu até visitas da viúva de Waldir Azevedo, autor da sua última trilha sonora.
A mudança de música de Daiane inicia também uma troca geral na CBG. Outras quatro atletas da seleção ganharão novas canções brasileiras só Camila Comin era embalada pelos acordes nacionais de "O Guarani", de Villa-Lobos. (ALM)
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião