Na altitude de 3.600 metros de La Paz, o Brasil não passou de um empate com a lanterna Bolívia por 1 a 1, na tarde deste domingo. Classificado para a Copa do Mundo, o técnico Parreira poupou vários titulares e observou alguns jogadores para definir quem levará à Alemanha. Os gols foram marcados por Juninho Pernambucano, para o Brasil e Castillo para a Bolívia.
Com o empate, o Brasil chegou aos 31 pontos nas Eliminatórias Sul-Americanas. A Bolívia continua na última posição, com 13 pontos. Na próxima quarta-feira, a seleção brasileira encerra a sua participação nas Eliminatórias contra a Venezuela, em Belém. Robinho foi o melhor jogador brasileiro contra a Bolívia.
Como foi
O jogo começou morno, a Bolívia tentava atacar mas, com pouca qualidade, não chegava perto do gol de Júlio César. O Brasil, por sua vez, deu o primeiro chute a gol aos oito minutos, com Robinho. O atacante fez boa jogada e arrematou de fora da área, porém o goleiro Arias conseguiu fazer a defesa.
A seleção brasileira tocava muito a bola no meio campo e pouco chegava ao ataque. No entanto, Robinho queria jogo e quando dominava a bola sempre partia para cima da zaga boliviana. Foi assim que aos 25 minutos o atacante do Real Madrid foi parado com falta na entrada da área. Juninho Pernambucano bateu e colocou a bola no ângulo da meta defendida pelo goleiro Arias, para fazer o primeiro gol do Brasil.
A partir da marcação do tento, a partida ficou mais movimentada e o goleiro Júlio César fez duas boas intervenções para evitar o empate boliviano. A primeira foi numa cabeçada de Gutiérrez, aos 32, e a segunda, um minuto depois, num chute forte do jogador Baldivieso de fora da área.
Robinho foi o principal jogador brasileiro no primeiro tempo e entortou a defesa boliviana. A seleção anfitriã ameaçou o Brasil apenas com chutes de fora da área e aos 45 minutos, Gutiérrez quase surpreendeu o goleiro Júlio César. O jogador boliviano chutou do meio da rua e a bola passou raspando a trave do gol brasileiro. A última chance de gol no primeiro tempo, que terminou com a vitória por 1 a 0 do Brasil.
O técnico boliviano fez das mexidas para o segundo tempo e as alterações deram resultado. Pachi e Castillo entraram na partida. Aos quatro minutos, Pachi cruzou na área, Botero ajeitou de cabeça e Castillo chutou de primeira, no ângulo de Júlio César. O empate boliviano. No lance, a zaga brasileira ficou plantada olhando para a bola.
Após o gol, a Bolívia se animou e teve alguns bons momentos no ataque, no entanto, o Brasil voltou a cadenciar o jogo e com vários passes no meio de campo esfriou o ímpeto boliviano. Porém, aos 40, em novo cruzamento na área brasileira, o atacante Paz cabeceou livre e quase marcou o segundo gol da Bolívia. Robinho, aos 44, pedalou bonito na área adversária, deixou o zagueiro no chão, mas na hora do arremate a bola explodiu na cabeça de outro defensor. A última chance do Brasil no jogo, final 1 a 1.
Veja algumas imagens da partida
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo