A Fifa espera ter um novo sistema de comunicação para a arbitragem na Copa do Mundo da Alemanha. Três sistemas estão sendo testados em Zurique, e um deles, ou a combinação dos três, deve estar pronto até o início do Mundial, em 9 de junho. Será a primeira vez que um sistema deste tipo será usado numa Copa.
- Será basicamente uma forma de comunicação entre o árbitro, os dois assistentes e o quarto árbitro durante o jogo. Podemos escolher um sistema otimizado aproveitando as melhores partes de cada um - disse, nesta terça-feira, o diretor do Departamento de Arbitragem da Fifa, José Maria Garcia Aranda, na abertura do workshop de arbitragem, com 44 trios de árbitros que disputam vagas na Copa da Alemanha, para testar seus conhecimentos do esporte e níveis da forma mental e física.
Em dezembro, a Fifa decidiu que a bola inteligente - desenvolvida para acabar com as dúvidas sobre se cruzou ou não a linha do gol - precisava de mais testes e não seria adotada no Mundial. Um sistema fechado de comunicação entre os árbitros parece mais simples.
- Uma das coisas mais importantes é ter certeza de que não há interferência e que as pessoas não podem escutar a conversa - disse Aranda.
A Fifa vai decidir no dia 31 quantos trios serão usados na Copa do Mundo, que terá 64 jogos em 12 sedes de 9 de junho a 9 de julho. Em 2002, no Japão e na Coréia do Sul, foram usados 36 trios.
O inglês foi adotado como a língua oficial dos árbitros e assistentes da Copa.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião