Com a troca de comando na Seleção Brasileira, mudou também a perspectiva do torcedor em relação o principal treinador do país. Dunga, o antigo ocupante do cargo, era acusado de não se esforçar minimamente para dialogar com o torcedor, principalmente através da imprensa. Com a chegada de Mano Menezes, a tendência é que as coisas mudem. O ex-técnico do Corinthians é reconhecidamente mais comunicativo que Dunga. A propósito, Mano é adepto do Twitter e possui mais de um milhão de seguidores. Antes de sua última partida como treinador do Timão, Mano agradeceu à CBF pelo convite.
"Acima de tudo, quero dizer que estou muito feliz com o convite feito pela CBF e comprometido com esse grande projeto que me foi confiado."
O Twitter, serviço de microblog lançado em 2006, tem hoje mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. Destes, cerca de 8,7% são do Brasil, que já é o segundo país com maior número de tuiteiros, atrás apenas dos Estados Unidos, que têm mais de 50% dos usuários.
A ferramenta tem adeptos dos mais diversos perfis, de anônimos, artistas a chefes de Estado, como o presidente Barack Obama, que possui sua conta pessoal. E é claro que o futebol não ficaria longe deste fenômeno. Não são poucos os profissionais que possuem suas contas e as usam como forma de manter contato mais próximo com o torcedor ou até mesmo fazer comentários pessoais.
No esporte, no Brasil e no mundo
No futebol, o Twitter virou fonte de informação. Jornalistas e torcedores ficam atentos aos posts, já que as novidades, em várias oportunidades, aparecem primeiramente no microblog. Porém, o retorno é imediato e, às vezes, é necessário ter sangue frio para suportar as críticas, que vêm de todos os lados.
O árbitro Carlos Eugênio Simon é um dos que, além de mensagens, postam até fotos no Twitter. Após a Copa do Mundo da África do Sul, ele publicou uma foto com a família, depois de anunciar que passaria o mês de julho em viagem à Europa.
E é claro que os principais responsáveis por despertar a paixão pela bola, os jogadores, também têm suas contas, para deleite dos amantes do futebol. Grandes astros como o meia Kaká, do Real Madrid, possui sua conta pessoal, com quase 1,5 milhão de seguidores.
Os jogadores que atuam no Brasil também não ficam para trás, e muitos também aderiram ao Twitter. Um dos meninos da Vila, o atacante Neymar, usa sua conta não apenas para falar de futebol, mas também de fatos de sua rotina, como por exemplo ir ao cinema.
Atlético-MG em destaque
Alguns perfis já são famosos pelas tuitadas. Um dos maiores destaques é o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, conhecido por revelar contratações pela internet. Além disso, Kalil com frequência desmente ou confirma boatos que envolvem o Galo e seus jogadores. Desde o ano passado, Kalil negou várias vezes que o atacante Diego Tardelli seria negociado.
"Tardelli não está vendido. A proposta que veio não nos interessa. Boa noite. #Galo"
Além disso, Kalil anunciou a contratação de vários atletas pelo microblog, como a do zagueiro Réver e do atacante Diego Souza.
"O ingresso é R$ 40, mas o zagueiro Réver é do #Galo!"
"A tuitada que vocês estavam esperando! Diego Souza é do #Galo!"
A polêmica camisa rosa, lançada pelo clube em março deste ano, também foi motivo para uma tuitada.
"Camisa rosa é para quem pode! Pergunte sua mulher ou namorada se ela gostaria de te ver usando. Ela foi feita pra agradar nossas atleticanas."
Vanderlei Luxemburgo é outro que também possui uma conta no Twitter, onde comenta os resultados dos jogos e ainda faz comentários sobre o futebol em geral. Quando Luís Felipe Scolari foi anunciado como novo comandante do Palmeiras, Luxa postou uma mensagem de boas vindas.
"Muito bom para o futebol brasileiro o retorno do técnico Luís Felipe Scolari. A sua presença só irá engrandecer e valorizar mais a nossa profissão. Seja bem-vindo e boa sorte."
Veja Twitters oficiais de clubes brasileiros
Vários clubes já possuem seus perfis oficiais no Twitter, a maioria com informações sobre as partidas e novidades sobre contratações e reforços.
- Atlético-MG: @sitedogalo- Atlético-PR: @atleticopr- Avaí: @avaifc- Ceará: @CearaSC- Botafogo: @BOTAFOGOOFICIAL- Corinthians: @sitecorinthians- Coritiba: @coxaonline- Flamengo: @CR_Flamengo- Fluminense: @FluDigital- Grêmio: @imortalnews- Internacional: @assessoriainter- Palmeiras: @SitePalmeiras- Santos: @santosfc- São Paulo: @comunicacaospfc- Vasco da Gama: @crvascodagama