Em seu programa eleitoral da tarde desta terça-feira (16), o candidato Gustavo Fruet (PDT) dedicou parte do tempo para falar sobre assuntos relacionados à habitação. O pedetista prometeu 15 mil novas casas para famílias de baixa renda, dando prioridade àquelas que vivem em áreas de risco.
Ele também prometeu a regularização fundiária de 10 mil lotes e aumentar investimentos em infraestrutura, como saneamento básico e asfaltamento de ruas. Outro ponto apresentado por ele é a criação de subprefeituras nas regionais com serviços que completem a atuação da prefeitura, como solicitação de documentos e alvarás. "A prefeitura tem que viver mais perto dos bairros", disse.
O ministro das Comunicações Paulo Bernardo apareceu pedindo votos a Fruet, elogiou a sua experiência e fez uma crítica velada à Ratinho: "A prefeitura não pode servir de estágio para políticos".
Fruet também comentou políticas voltadas ao público jovem. Com o Portal do Futuro, ele promete abrir centros gratuitos e em espaços públicos que ofereçam atividades esportivas, culturais e cursos profissionalizantes. Há depoimentos de estudantes que dizem não ter nada para fazer em seus bairros depois das aulas.
Biografia e soluções para o trânsito
O candidato Ratinho Junior (PSC) focou boa parte do programa na apresentação de sua biografia pessoal. Ele diz que, por sua origem humilde, conhece com profundidade os bairros e os problemas da cidade. O programa cita que ele estudou em escolas públicas, começou a trabalhar cedo, foi o deputado estadual mais votado no Paraná e eleito duas vezes deputado federal. Segundo o programa, ele representa o "homem trabalhador".
"A prefeitura não pode servir como apoio para [as eleições de] 2014", disse o candidato, para enfatizar que não tem ligação com grupos políticos.
O programa também tratou sobre os problemas do trânsito em Curitiba, com depoimentos de motoristas que perdem muito tempo em engarrafamentos. Ele apresenta duas soluções: resolver os problemas de congestionamento na Linha Verde, como no cruzamento com a Salgado Filho porém, sem citar como isso seria feito e a implantação do VLP (veículo leve sobre pneus) em parceria com a iniciativa privada.
O VLP proposto por Ratinho é composto por veículos elétricos que circulariam nas canaletas dos biarticulados e poderiam transportar até 600 passageiros. Segundo ele, o projeto pode ser implantado em dois anos.
Por fim, o candidato do PSC apresentou o projeto de construção de uma arena multiuso que pode servir para shows e eventos culturais e esportivos, "como o MMA", segundo o programa.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião