Poliana Okimoto venceu sua primeira prova como atleta do Corinthians| Foto: Satiro Sodré/CBDA

O tenente-coronel do Exército, Sérgio Correia Portela, de 48 anos, morreu ontem, após sofrer um mal súbito durante a prova de maratona aquática Travessia dos Fortes, na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. De acordo com o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (Copacabana), ele chegou a se afogar no mar, entre as boias 5 e 6, a 700 m de distância de chegada, no Leme.

CARREGANDO :)

Ele foi socorrido pelos salva-vidas, que o colocaram numa lancha de emergência e levaram para o posto médico. Os médicos e bombeiros tentaram reanimá-lo durante 45 minutos, mas o militar não resistiu e teve uma parada cardiorrespiratória. A organização da Travessia informou que o atleta apresentou todos os documentos necessários para participar da prova, tais como atestado médico com CRM, declaração do técnico com número do CREF e termo de responsabilidade assinado.

Segundo amigos do tenente-coronel, ele veio de Curitiba com a esposa e a filha para participar da travessia. A família estava hospedada em um hotel na orla de Copacabana.

Publicidade

O tenente-coronel da Arma de Infantaria era do Colégio Militar de Curitiba, estava aposentado e participava de competições de natações em todo o país, representando pelo Círculo Militar do Paraná. Uma de suas últimas provas foi a 4.ª Volta a Ilha de Porto Belo 2010, realizada no dia 28 de fevereiro. Portela concluiu a travessia em oitavo lugar, entre os competidores de sua faixa etária (45 a 49 anos).

A prova

Em sua primeira competição como atleta do Corin­­thians, a nadadora Poliana Okimoto venceu a Travessia dos Fortes no feminino. Foi o terceiro título na prova da atual campeã do Circuito Mundial de maratonas aquáticas – antes, ela havia vencido em 2005 e 2009. Entre os homens, a vitória foi de Luís Rogério Ara­­piraca.

Para completar o percurso de 3,8 quilômetros, Poliana Okimoto levou 39 minutos e 25 segundos. Assim, ela superou Ana Marcella Cunha, que ficou em segundo lugar com o tempo de 39min38, e Betina Lorscheitter, que terminou a prova com a terceira colocação, ao fazer a marca de 42min24.

"O mar estava muito quente, mas estava bom. Fiquei muito feliz quando soube que o tempo ia mudar e a água ia ficar mais quente", contou Poliana Okimoto.

Publicidade

Na prova masculina, Luís Rogério Arapiraca ven­­­ceu com o tempo de 38 minutos e 10 segundos, su­­peran­­do Allan do Carmo, que foi segundo colocado (38min11), e Samuel de Bona, que terminou em terceiro (38min15).