Rafael Nadal segue imbatível no saibro. Em uma reedição da final do Masters de Monte Carlo do ano passado, o espanhol superou novamente Roger Federer e conquistou o tricampeonato do torneio monegasco neste domingo. O triunfo, por 6/4 e 6/4, em 1h35m de jogo, foi o 67º consecutivo de Nadal no saibro. O espanhol não perde na terra batida desde 8 de abril de 2005, quando foi superado pelo russo Igor Andreev nas oitavas-de-final do ATP de Valência.
O espanhol, que leva para casa 340 mil euros (cerca de R$ 935 mil) pela conquista em Monte Carlo, venceu sua 14ª final consecutiva em seu piso preferido. Ele jamais perdeu uma decisão no saibro.
O tri em Monte Carlo é outra marca impressionante. São 17 vitórias seguidas no torneio. O último a conseguir triunfar no evento três vezes seguidas foi o romeno Ilie Nastase, campeão em 1971, 1972 e 1973.
Federer, por sua vez, segue freguês do espanhol no piso lento. A derrota de hoje foi a quinta para o rival número dois do mundo. Nos confrontos diretos, Nadal tem sete vitórias contra três do suíço. O prêmio de Federer pelo vice em Monte Carlo foi de 170 mil euros (cerca de R$ 470 mil).
A final deste domingo, no entanto, não promoverá mudanças no ranking da ATP. Como o resultado foi exatamente o mesmo da decisão de Monte Carlo no ano passado, os tenistas apenas manterão seus pontos.
A partida
Como na maioria das vezes em que Federer e Nadal se enfrentaram, as ações começaram equilibradas. Os tenistas mantiveram seus saques com tranqüilidade até o sétimo game. No oitavo, Nadal sacou mal e cedeu dois break points para o suíço. Federer, porém, desperdiçou as chances com dois erros não forçados. O espanhol se recuperou e empatou o set em 4/4.
No game seguinte, foi a vez do número 1 do mundo falhar. Cometendo muitos erros, deu chances ao espanhol, que soube aproveitar e garantir a quebra de serviço para, na seqüência, selar a vitória na parcial por 6/4.
No segundo set, Nadal manteve a pressão sobre o suíço. Atacando incessantemente a esquerda de Federer com bolas altas e cheias de efeito, Nadal conseguiu uma quebra logo no terceiro game para abrir 2/1 e consolidou a vantagem com o seu saque para fazer 3/1 na seqüência.
No sétimo game, Federer cometeu duas duplas faltas e Nadal teve mais duas chances de quebra, mas perdeu ambas oportunidades. Primeiro, com uma cruzada de esquerda que saiu pouco e, em seguida, com um lob que também quase caiu dentro da quadra. O suíço acabou confirmando seu saque. Nadal liderava por 4/3.
Federer cedeu o primeiro match point do jogo no nono game, ao cometer mais uma dupla falta. O suíço se recuperou e, com uma bela vencedora na cruzada, evitou a derrota. Com outra bela cruzada e um erro de devolução de Nadal, confirmou seu serviço e fez com que Nadal precisasse sacar para vencer (5/4).
O espanhol, porém, cedeu apenas um ponto em seu saque no décimo game e selou a vitória com um erro não forçado de Federer.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião