Número 2 do mundo, o espanhol Rafael Nadal derrotou neste sábado o seu compatriota David Ferrer por 2 sets a 0 (7/5 e 6/1), e passou à final do ATP de Barcelona. Foi sua 71ª vitória consecutiva em saibro. Mas, para manter a série e conquistar o tri da competição, ele terá de superar o argentino Guillermo Cañas, tenista que neste ano derrotou duas vezes seguidas o suíço Roger Federer, líder do ranking: no Masters Series de Indian Wells e, uma semana depois, no Masters de Miami.
- Este foi o jogo mais duro de toda a temporada de saibro - diz Nadal, após a vitória sobre Ferrer.
Se confirmar o retrospecto, Rafael Nadal vai manter o domínio espanhol em Barcelona e se tornar o segundo tenista da história a vencer o torneio catãlão três vezes seguidas
Canãs se classificou à decisão ao superar o compatriota Agustín Calleri por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7/1), 6/7 (5/7) e 6/2.
Os tenistas já se enfrentaram duas vezes, ambas vencidas pelo espanhol. Se Nadal fizer valer o retrospecto, vai se tornar o segundo tenista da história a triunfar em Barcelona três vezes seguidas. O sueco Mats Wilander conseguiu tal façanha de 1982 a 1985.
Nadal tem uma outra motivação. Se for campeçao, dará continuidade ao domínio dos espanhóis no saibro catalão.