O espanhol Rafael Nadal se aproximou da liderança do ranking mundial nesta sexta-feira (4) ao derrotar o austríaco Jurgen Melzer por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/3 e 7/6 (8/6), e garantir uma vaga na decisão de Roland Garros. Se for campeão, Nadal tomará a primeira colocação do suíço Roger Federer.
E para conquistar o seu quinto título de Roland Garros e assumir a liderança, Nadal precisa vencer na final o sueco Robin Soderling, que derrotou também nesta sexta-feira o checo Tomas Berdych por 3 sets a 2.
A partida de domingo ainda servirá como revanche ao espanhol. No ano passado, ele foi eliminado justamente por Soderling nas oitavas de Roland Garros, em uma das maiores surpresas de toda a temporada. O sétimo do ranking ainda foi o algoz de Federer nas quartas de final deste ano. Em cinco partidas contra o sueco, Nadal venceu três.
Na semifinal desta sexta-feira, o espanhol começou dominando e fechou com muita tranquilidade os dois primeiros sets. Panorama que parecia próximo de se repetir também no terceiro, quando Nadal abriu 5/3.
A partir daí, Melzer parece ter acordado, passou a arriscar mais e dificultou o jogo. Após quebrar o adversário e assegurar o empate, ele levou a disputa para o tie-break. O vice-líder do ranking, então, abriu 6/4 e desperdiçou os dois match-points. Até finalmente confirmar a vitória por 8/6.
Para garantir a vitória, Nadal teve ótimo desempenho no fundo de quadra. Foram ao todo 37 winners e apenas 24 erros, contra 29 acertos e 32 bolas equivocadas de Melzer. O espanhol ainda terminou com quatro aces, um a mais do que o adversário.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia