O calendário exigiu que Natália Falavigna fosse até Fortaleza disputar a seletiva para garantir uma vaga nos Jogos Pan-Americanos, em outubro, em Guadalajara (México). Chegando lá, a surpresa: a adversária Helloraine Paiva não apareceu para lutar.
Assim, sem saber de fato o que havia acontecido, a paranaense, medalha de bronze na Olimpíada de Pequim-2008, garantiu uma vaga no Pan ao vencer por WO. "Não sei. Acho que ela está focada em alguma outra competição e não apareceu. Não entendi direito", disse Natália.
Seria a volta da paranaense após duas cirurgias que a afastaram por quase um ano das competições. Na última operação, foi feita a reconstrução dos ligamentos do joelho direito da atleta. A intervenção foi necessária após Natália sofrer uma torção no local em um treino.
Garantida no Pan, Natália agora concentra as atenções em outra competição: a seletiva continental para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, que deve ocorrer em novembro, também em Guadalajara. "Tenho de ficar entre as três primeiras para me garantir nos Jogos. Estou focada nisso. O ciclo olímpico é o meu grande objetivo", afirmou a paranaense.
Apesar de a meta ser a classificação para Londres, Natália quer uma medalha de ouro pan-americana, o que seria uma conquista inédita. Em 2007, no Rio de Janeiro, ela perdeu a final para a mexicana Rosário Espinoza e ficou com a prata. "O Pan tem visibilidade e é muito bom representar o seu país. Claro que vou encarar, buscar o melhor, mesmo não sendo o meu foco principal", explicou a lutadora, que trocou os treinos em Londrina pela estrutura montada na capital fluminense para formação de atletas com vistas à Olimpíada de 2016.
Natália vê um lado positivo na parada obrigatória por causa das lesões. "Pude me adaptar aos protetores de pontuação [sensores que acusam automaticamente quando o lutador encaixa um golpe]. Acho que a tecnologia deixou a luta mais emocionante e menos polêmica." A intenção da Federação Internacional de Tae Kwon Do (WTF, na sigla em inglês) é acabar com as decisões polêmicas de arbitragem.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião