Depois de ver a seleção brasileira feminina de vôlei cair de forma surpreendente diante do Japão, por 3 sets a 2, nesta quarta-feira (25), na China, no jogo de estreia da fase final do Grand Prix, o técnico José Roberto Guimarães admitiu que o time adversário foi superior, mas manteve o otimismo na recuperação da sua equipe na reta de chegada da competição.

CARREGANDO :)

"Paga-se um preço caro por qualquer descuido contra o Japão. Vencemos o primeiro set, mas sabemos que as adversárias não desistem nunca de uma partida. Elas não se entregam, lutam até o fim. Tínhamos que estar preparados para isso. Não há nada perdido, mas saio triste porque o time jogou mal. O Japão mereceu a vitória", afirmou o treinador.

Zé Roberto ainda elogiou a atuação da ponteira Jaqueline, que foi a maior pontuadora do confronto, com 27 acertos, mas lembrou que o time ficou devendo uma atuação conjunta melhor. "O Japão jogou como equipe. Foi exatamente isso o que faltou ao Brasil e acabou nos custando a partida. As japonesas se apresentaram melhor para o jogo. A Jaqueline foi muito bem, marcou 27 pontos, mas a situação ideal é quando há um equilíbrio entre as jogadoras. Precisamos de todas jogando bem. Faltou eficiência na defesa e nos contra-ataques. Marcamos 22 pontos de bloqueio, contra oito das japonesas, mas elas atuaram melhor como um todo e aproveitaram os momentos decisivos", ressaltou o técnico.

Publicidade

Decepcionada com a reação japonesa, a capitã Fabiana disse que faltou vibração para a equipe brasileira, que se acomodou depois de vencer o primeiro set com facilidade, por 25 a 13. "A característica do nosso time é jogar com atenção, vibrando o tempo todo. Faltou alegria nos últimos sets. Fomos muito bem no primeiro, mas depois nos perdemos em quadra. Todo jogo contra o Japão é muito difícil. Não podíamos vacilar, mas hoje (quarta-feira) erramos bastante. Agora é manter a concentração e a tranquilidade para conquistar a vitória em todas as próximas partidas", analisou.

A levantadora Fabíola, por sua vez, mostrou um discurso parecido ao lamentar a derrota. "Nosso time sempre é aguerrido, mas hoje (quarta) faltou alegria. Contra o Brasil, todas as equipes entram determinadas a vencer. Sabíamos que seria uma partida difícil e hoje o Japão jogou muito bem", enfatizou.

Após cair diante do Japão, a seleção brasileira voltará à quadra na madrugada desta quinta-feira, às 4h30 (horário de Brasília), diante da Polônia, derrotada por 3 sets a 2 pelos Estados Unidos nesta quarta.