Com a conquista de mais quatro medalhas de ouro e uma de bronze no domingo (17), o Brasil segue no segundo lugar geral no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Até aqui, foram 13 medalhas cinco ouros, cinco de prata e três de bronze. Os EUA lideram, com 26 medalhas (11 de ouro, cinco de prata, dez de bronze).
O segundo dia de disputas foi perfeito para o nadador Cesar Cielo: duas provas, dois ouros e dois recordes da competição quebrados, nos 100 m livre e no revezamento 4x100 m livre, com Nicholas Santos, Bruno Fratus e Nicolas Oliveira.
Sobre o tempo de 47s84 na conquista dos 100 m livres, Cielo declarou: "Posso pensar no ouro ano que vem." Após o ouro nos revezamento 4x100 m, com o tempo de 3min14s65, o nadador voltou a falar em Londres 2012: "Esse revezamento está andando para Olimpíada como um grande time. Vamos tentar outro ouro para o Brasil [em Londres]", destacou o nadador.
Com tal desempenho, o brasileiro confirma que o mal-estar da antevéspera da prova, quando chegou a ir ao hospital para ser atendido por conta dos efeitos da altitude, não passou de um susto.
Antes de conquistar o ouro no revezamento, Cielo bateu o recorde que ele conquistara no Pan do Rio (2007) na final dos 100 m livre, para alegria do público mexicano, que lotou o Parque Metropolitano para ver o brasileiro. O nadador venceu a prova com 47s84. A marca anterior era de 48s79.
Na fase classificatória, compuseram o quarteto do revezamento o paranaense Henrique Rodrigues, Gabriel Mangabeira e Thiago Pereira.
O terceiro ouro do dia e quinto do Brasil até aqui em Guadalajara saiu com o tetracampeonato da ginástica artística no conjunto geral. Ao som de "My Way", de Frank Sinatra na série com bolas, e a trilha sonora do desenho animado "Rio" na seção combinada de arcos e fitas, as meninas deixaram para trás as venezuelanas, que ficaram com a prata, e as cubanas (bronze). A equipe é comandada pela londrinense Camila Ferezin e conta com duas paranaenses no conjunto: Dayane Amaral, de Curitiba, e Débora Falda, de Cambé. Fecham a equipe Jessica Maier, Luisa Matsuo, Eliane Sampaio e Drielly Daltoe.
No tiro esportivo, o bronze veio com o piloto da Força Aérea Júlio Almeida, que somou 675,2 pontos na final com a pistola de ar. Ele havia sido prata na mesma prova no Pan do Rio.
O tênis de mesa já assegurou pelo menos a prata para esta segunda feira, com a equipe masculina, que fará a disputa da final contra a Argentina. Pode ser a 10ª medalha de ouro de Hugo Hoyama em Pan-Americanos.
Quem também quer aumentar o número de ouros conquistados em Pans é a dupla de vôlei de praia Juliana e Larissa, que quer o segundo título consecutivo. Na estreia, venceram com facilidade - 2 sets a 0 (21/5 e 21/16) a dupla de Trinidad e Tobago Ayana Dyette e Elki Phillip.
Já na quadra, as meninas do vôlei feminino venceram a segunda partida no Pan, com facilidade. Bateram o Canadá por 3 sets a 0 em menos de uma hora (25/19, 25/12 e 25/10) e dedicaram o êxito à Jaqueline, que na partida da segunda-feira, contra a Republica Dominicana, sofreu um choque com a líbero Fabi. O resultado foi uma lesão na coluna cervical que a tira das quadras por dois meses, sendo ausência no Pan e no Mundial de novembro.
O Canadá também caiu frente aos brasileiros no handebol. Os homens seguiram o exemplo do time feminino e também golearam no jogo de estreia: 47 a 16.
Por outro lado, a equipe do adestramento no hipismo perdeu a chance de antecipar a classificação olímpica: ficou apenas no 5º lugar.
Frustração também no taekwondo,com Diogo Silva, na categoria até 68 quilos. O paulista tentava o bicampeonato, mas foi eliminado nas quartas de final ao perder por 6 a 4 para o americano Terrence Jennings.
No ciclismo, o paranaense Gregolry Panizo foi o penúltimo colocado, entre 14 atletas, na prova contra relógio. Ele espera ter melhor desempenho na sua especialidade, o ciclismo de estrada, no próximo sábado.
- Sem Jaqueline, vôlei feminino vence a segunda partida
- Equipe masculina se classifica à final do tênis de mesa
- Revezamento 4x100m livre garante o quinto ouro brasileiro
- Brasil conquista ouro e prata nos 100m peito com "Felipes"
- Cielo conquista seu primeiro ouro em Guadalajara
- Conjunto da ginástica rítmica garante segundo ouro ao Brasil
- Jaqueline recebe alta e fica sem jogar por dois meses
- Júlio Almeida conquista bronze no tiro esportivo
- Juliana e Larissa largam com vitória no vôlei de praia
- Atual campeão, Diogo Silva é desclassificado no tae kwon do
- Patinador tem equipamento roubado às vésperas de ir ao Pan
- Torção no tornozelo tira Jade Barbosa do Pan
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Nova pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula nas eleições de 2026; assista ao Sem Rodeios
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Deixe sua opinião