• Carregando...

A temporada 2009/10 da NBA, que começa na noite desta terça-feira, com a realização de quatro jogos, promete ter poucas surpresas. Cinco equipes despontam como favoritas, tanto pela campanha que fizeram no último campeonato quanto pelos reforços que contrataram. Assim, o torcedor poderá esperar que o campeão da liga norte-americana de basquete saia do seleto grupo formado por Los Angeles Lakers, San Antonio Spurs, Boston Celtics, Cleveland Cavaliers e Orlando Magic.

A maturidade do ala/armador Kobe Bryant, de 31 anos, continua sendo o maior trunfo do Lakers para buscar o segundo título consecutivo. Mas a equipe de Los Angeles ainda fez uma troca interessante com o Houston Rockets: cedeu o jovem Trevor Ariza pelo ala Ron Artest, que é sempre problemático e eficiente em quadra. Ainda no quinteto titular, está o ala/pivô Pau Gasol, que vive grande fase após comandar a seleção espanhola na recente conquista do título europeu.

Enquanto o Lakers parece estar cada vez mais forte, o Cavaliers impressiona pela lista de contratações. Além de manter a base com o brasileiro Anderson Varejão e o astro LeBron James, a equipe de Cleveland contratou o pivô Shaquille O'Neal, dono de quatro títulos da NBA. E também reforçou o banco de reservas, com Anthony Parker, Jamario Moon e Leon Powe, mostrando que não quer deixar nova chance escapar - no ano passado, parou na final na Conferência Leste.

Outro favorito ao título é o Boston Celtics, que foi o campeão em 2008. Dessa vez, o time conta com o reforço de um velho conhecido: o ala/pivô Kevin Garnett. Na última temporada, ele se machucou e fez muita falta. Agora recuperado, voltará a formar o trio de astros com o ala/armador Ray Allen e o ala Paul Pierce. Para ajudá-los, foi contratado o pivô Rasheed Wallace, que veio do Detroit Pistons.

Vice-campeão na temporada passada - perdeu para o Lakers -, o Orlando Magic deverá disputar novamente o título da Conferência Leste com Cavaliers e Celtics. Afinal, manteve a base de seu elenco, com o pivô Dwight Howard e o ala Rashard Lewis, e ainda contratou o ala/armador Vince Carter. Outro que apostou na permanência de um grupo vencedor é o sempre favorito San Antonio Spurs - foi campeão em 2007. Com o ala/pivô Tim Duncan, o armador francês Tony Parker e o ala argentino Ginóbili, o time promete fazer frente ao Lakers no Oeste.

O Denver Nuggets desponta como maior candidato a surpresa da temporada. O time do pivô brasileiro Nenê manteve sua forte base do campeonato passado, com destaque para o ala Carmelo Anthony e o armador Chauncey Billups, e tem chances de chegar à final da Conferência Oeste. Outra duas equipes que podem brilhar são o Memphis Grizzlies, que contratou o astro Allen Iverson, e o Toronto Raptors, que tirou o ala turco Hedo Turkoglu do Orlando Magic.

Assim, enquanto o time de Anderson Varejão está entre os favoritos ao título e o de Nenê pode surpreender, o terceiro jogador brasileiro na NBA vive um momento difícil. O ala/armador Leandrinho segue no Phoenix Suns, que perdeu muita força nas últimas temporadas, apesar de ter mantido jogadores de destaque como o armador Steve Nash e o pivô Amare Stoudemire. Diante desse cenário, parece que não conseguirá avançar muito na disputa do campeonato.

Modelo de organização e eficiência no esporte mundial, o campeonato da NBA segue a mesma fórmula dos últimos anos. Cada uma das 30 equipes fará um total de 82 partidas na temporada regular, sendo que as oito melhores de cada conferência (Leste e Oeste) passam para os playoffs. Aí, começam os confrontos eliminatórios, sempre em melhor de sete jogos, até a definição do grande campeão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]