A próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB) foi apresentada oficialmente ontem, em São Paulo, com expectativa de maior competitividade entre as equipes. Kouros Monadjemi, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), aponta a repatriação de 15 jogadores e a evolução da qualidade técnica do basquete nacional como pontos fundamentais para uma competição sem favoritos.
A partida que abre a terceira edição do NBB, o Campeonato Nacional Masculino de Basquete, será hoje entre o São José e o atual campeão Brasília, às 19 horas, em São José dos Campos (SP). Outras 13 equipes estão na disputa: Araraquara, Assis Basket, Bauru, Flamengo, Franca, Univille, Limeira, Minas, Paulistano, Pinheiros, Universo, Vila Velha e Vitória. O último terá como técnico Ênio Vecchi, que deixou o Londrina a equipe paranaense pediu licença por falta de patrocínio, deixando o estado órfão de equipes no torneio.
A fase de classificação do NBB ocorre no sistema de turno e returno. Os 12 primeiros colocados avançam para os playoffs, quando começam os confrontos em séries melhor de cinco jogos. Aí, as equipes que ficarem entre a 5.ª e a 12.ª posições disputam as oitavas de final, enquanto os quatro melhores da primeira fase avançam direto para as quartas de final.
Os playoffs terão início no dia 8 de abril, mesma data de início do Torneio Interligas. As finais estão previstas para começar no dia 25 de maio. O fim de semana do Jogo das Estrelas está marcado para os dias 28 e 29 de janeiro, em local a definir.
"Eu não sei quem vai ser o campeão e foi justamente isso que a gente buscou nessa edição. Com certeza, é uma vitória para o basquete", afirmou o presidente da LNB, responsável pela organização do campeonato. Para defender sua tese de competitividade, ele citou o retorno de jogadores de sucesso ao Brasil para a disputa do NBB após temporadas no exterior, como Guilherme Giovannoni, Marquinhos, Luiz Feipe Gruber, Átila Santos, Hátila Passos e Jordan Burger.
"O investimento hoje no basquete está três vezes maior do que no primeiro ano do NBB. E isso é muito importante. Isso traz atletas de maior nível, juntos com os nossos. Essa mistura e esse envolvimento são fantásticos", continuou Monadjemi. "Se esses jogadores voltaram é porque alguma coisa melhorou para eles, seja técnica ou estruturalmente", concordou o ex-técnico Lula Ferreira, que assumiu o cargo de gerente técnico da LNB e confia numa grande edição do NBB nesta temporada 2010/11.Ao vivo
São José x Brasília, às 19 horas, no SporTV.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião