Uma semana de treinos especiais para recuperar o condicionamento físico. Era isso que faltava para o zagueiro Nem poder assumir a função destinada a ele pelo técnico Saulo de Freitas e o psicólogo Gilberto Gaertner: líder do time em campo na arrancada para tentar livrar o Paraná da degola.
Ao desembarcar na Vila Capanema, há três semanas, tanto treinador como motivador identificaram a necessidade de um jogador com esse perfil. Com o volante e capitão Beto fora de combate por causa de um traumatismo craniano, a experiência de Nem o tornou a escolha natural.
O problema era que ele não estava no mesmo nível físico dos companheiros. Inclusive afirmou às vésperas do jogo contra o Flamengo estréia de Saulo, no qual acabou substituído no intervalo que estava jogando no sacrifício.
Coincidentemente, o Tricolor acabou perdendo tanto para o Fla como para o Palmeiras na partida seguinte, já com Nem afastado para recuperar a forma física ideal. Em sua volta, o time venceu o Internacional, domingo, e se manteve com chances de fugir do rebaixamento.
Ao agora capitão, apenas elogios. "É a minha voz dentro de campo. Agora que está em boas condições poderá nos ajudar muito", disse Saulo. "Em três semanas o trabalho (psicológico) encorpou. Ainda mais porque encontramos no Nem o líder que precisávamos", acrescentou Gilberto.
"Eles sabem que eu gosto de desafios assim", confirmou o jogador, de 34 anos, que abraçou a tarefa de ser a referência no elenco durante a reta final do Brasileiro. "Venho conversando bastante com os companheiros, tentando passar o que já vivi na minha carreira. Tento fazer até mais do que eles nos treinos", contou.
Cauteloso, Nem faz questão de deixar claro a importância de Beto para o grupo, mesmo que o volante não volte a jogar em 2007. "Na verdade ele é o nosso líder, nosso capitão. Está diariamente nos apoiando, só que infelizmente sem poder atuar", afirmou o zagueiro, que não dispensa a ajuda de alguns companheiros, como Daniel Marques e Neguete, que também têm uma boa ascendência sobre o elenco. No momento de assumir a responsabilidade, porém, é bem claro: "Vou até o fim."
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião