Feminino

Brasileira Marta é finalista pelo 11.º ano consecutivo

Assim como acontece anualmente desde 2004, Marta está entre as três finalistas do prêmio de melhor jogadora do ano de 2014. Ontem, a Fifa anunciou o nome das três atletas mais votadas por jornalistas, capitães e técnicos.

Terceira colocada em 2004 e segunda em 2005, Marta ganhou por cinco anos consecutivos, de 2005 a 2010. Desde então, fica entre as três finalistas, mas não leva o troféu. Foi a segunda melhor de 2011 e 2012 e terceira no ano passado.

Agora, concorre com a alemã Nadine Kessler e a norte-americana Abby Wambach.

Neste ano, Marta voltou à Suécia para jogar pelo Tyresö e ajudou a equipe a chegar pela primeira vez à final da Liga dos Campeões da Europa, tendo marcado sete gols no torneio. Na decisão, balançou a rede duas vezes, mas o Wolfsburg, da Alemanha, garantiu o título.

Em julho, porém, Marta trocou de clube na Suécia e conquistou o título do campeonato nacional pelo Rosengard – o Tyresö encerrou as atividades por falta de dinheiro, no meio do torneio.

Gol mais bonito

Protagonistas na disputa de gol mais bonito da Copa do Mundo, o colombiano James Rodríguez e o holandês Robin Van Persie também vão concentrar as atenções no Prêmio Puskás, que será entregue ao dono do gol mais bonito do ano em cerimônia da Fifa. James e Van Persie disputarão o prêmio com a irlandesa Stephanie Roche.

James brilhou na Copa do Mundo ao marcar um golaço na partida da Colômbia contra o Uruguai, pelas oitavas de final. Ele dominou no peito na entrada da área e bateu de primeira para as redes. Pelo belo lance, o gol foi eleito o mais bonito do Mundial, superando o "peixinho" de Van Persie, na goleada sobre a Espanha.

CARREGANDO :)

Campeão mundial pela seleção alemã, o goleiro Manuel Neuer, de 28 anos, do Bayern de Munique, é a novidade na lista dos finalistas da Bola de Ouro, prêmio concedido pela Fifa e pela revista France Football ao melhor jogador do mundo na temporada.

O arqueiro foi indicado pela primeira vez. Seus dois adversários ao título são os melhores dos últimos seis anos: o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid), de 29 ano, vencedor em 2008 e 2013, e o argentino Lionel Messi, de 27 anos, (Barcelona), o craque de 2009 a 2012.

Publicidade

Desde 2002 nenhum goleiro era indicado entre os três melhores do ano. O único outro arqueiro que recebeu tal honraria foi o também alemão Oliver Kahn. Naquele ano, o então goleiro do Bayern de Munique foi superado por Ronaldo. Depois disso, nenhum alemão havia sido indicado como finalista.

Único brasileiro entre os 23 atletas que poderiam ser votados na eleição, o atacante Neymar, do Barcelona, continua fora das finais. No ano passado, ele ficou na quinta colocação. O jogador integra apenas a lista dos classificados à seleção ideal.

O melhor jogador do mundo é eleito em votação com um jornalista, o capitão e o técnico da seleção principal de cada um dos 209 países filiados à Fifa.

O vencedor da Bola de Ouro no dia 12 de janeiro, durante cerimônia em Zurique, na Suíça, sede da Fifa.

Técnicos

Publicidade

Para a escolha dos finalistas à melhor técnico do ano, deu a lógica. Campeão da Copa do Mundo no Brasil, o alemão Joachim Löw disputará o prêmio com o italiano Carlo Ancelotti, vencedor da Liga dos Campeões da Europa com o Real Madrid, e com o argentino Diego Simeone, vencedor do Campeonato Espanhol e vice da Liga dos Campeões com o Atlético de Madrid.

Pela primeira vez na carreira concorrendo ao prêmio, Joachim Löw tem um grande trunfo para levar o troféu para casa. Com uma campanha praticamente perfeita, levou a seleção da Alemanha a conquistar o Mundial em terras brasileiras, inclusive aplicando uma inapelável goleada de 7 a 1 na equipe dona da casa, em pleno estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Na decisão, emoção à flor da pele e vitória sobre a Argentina por 1 a 0, na prorrogação, no Maracanã.