Neymar celebra um dos quatro gols feitos por ele diante do Japão. Atacante já marcou 40 vezes com a camisa da seleção| Foto: Edgar Su/ Reuters

Neymar deu mais uma demonstração da sua importância para a seleção brasileira. O camisa 10 marcou todos os gols do Brasil na vitória por 4 a 0 sobre o Japão, ontem, em amistoso disputado em Cingapura. O resultado amplia a campanha até agora perfeita da equipe nacional desde o retorno do técnico Dunga – são quatro vitórias em quatro partidas disputadas.

CARREGANDO :)

O atacante do Barcelona, que havia marcado somente uma vez sob o comando do treinador, desencantou contra os asiáticos. Pela primeira vez na carreira, ele marcou quatro gols com a camisa verde-amarela em uma mesma partida e igualou façanha que não era alcançada desde 2000 ‑ em outubro daquele ano Romário fez quatro na vitória do Brasil por 6 a 0 sobre a Venezuela. Neymar repetiu o feito também alcançado por Careca (1989), Zico (1977), Julinho (1953), Ademir de Menezes (1950) e Zizinho (1946).

O atacante, entretanto, chegou ao feito mais jovem, com 22 anos. Julinho Botelho marcou quatro gols diante da Bolívia, aos 23 anos, mesma idade de Evaristo de Macedo, único atleta a balançar a rede cinco vezes em um jogo do Brasil, quando a seleção nacional ganhou de 9 a 0 da Colômbia, em 1957.

Publicidade

O ex-santista chegou aos 40 gols em 58 partidas pelo Brasil, uma média de 0,69 gol por confronto. Agora, ele é o sétimo maior artilheiro da história da seleção ao lado de Rivellino. Pelé, com 95 gols (incluindo partidas não-oficiais), lidera a lista.

"Estou até arrepiado, é uma emoção muito grande, uma felicidade imensa. Nem nos meus maiores sonhos eu iria imaginar uma coisa dessa", afirmou Neymar na saída do gramado. "Não sei qual é o meu limite não. Só quero ajudar meus companheiros e a seleção brasileira, que é o mais importante", emendou.

Depois das vitórias sobre Argentina e Japão, na Ásia, o Brasil voltará a entrar em campo no mês de novembro, nos seus últimos amistosos em 2014, ambos diante de equipes europeias. O primeiro deles será no dia 14, em Istambul, diante da Turquia. Depois, no dia 18, o duelo será contra a Áustria, em Viena.