• Carregando...

Luque, Paraguai - A cerimônia de definição dos grupos da Libertadores 2012 ocorre hoje, em Luque, na grande Assunção, no Paraguai, mas a principal estrela da festa não estará presente: Neymar. Eleito o melhor jogador da última edição do torneio – em que foi campeão com o Santos – o atacante, ao invés de receber oficialmente o prêmio no evento realizado na sede da Conmebol, como vem ocorrendo nos últimos anos, ganhou o troféu an­­tecipa­­damente ontem, em São Paulo.

O objetivo é não tirar o atleta dos treinamentos do Santos nesta fase final de preparação para o Mundial de Clubes, que será realizado em dezembro, no Japão. A decisão, porém, decepcionou os jornalistas dos países vizinhos ao Brasil, ansiosos por conversar com o jogador mais badalado do continente atualmente, e também não agradou muito à própria Con­­fe­­deração Sul-Americana.

O fato de o principal patrocinador da competição ser o Santander, mesmo banco que fechou um acordo recente com Neymar até 2014, garantindo sua permanência no Brasil, facilitou a "escapada" do santista da cerimônia oficial.

Sem o melhor da América e sem o glamour que caracteriza este tipo de evento na Europa, por exemplo, o sorteio será po­­voado, em grande parte, pelos dirigentes dos clubes já garantidos na competição do ano que vem. Como é usual, as bolinhas retiradas dos potes vão traçar o caminho destas equipes no torneio apenas em parte, já que nem todos os participantes foram definidos. Dos 38 times que vão compor a Libertadores do próximo ano, 23 têm vaga certa no torneio. Restam 15 cobiçados postos.

Como conta com o atual campeão do torneio, o Brasil será o país com mais representantes – seis ao todo, repetindo o número deste ano. Além do Santos, Vasco – campeão da Copa do Brasil –, Corinthians e Fluminense são os brasileiros com vaga garantida. Outros seis clubes têm as últimas rodadas do Brasileirão para conseguirem as duas vagas do país que ainda restam: Internacional, Figueirense, Flamengo, São Paulo, Botafogo e Coritiba.

Santos, Vasco, o campeão e o vice do Bra­­sileiro, além de quatro representantes da Ar­­gentina, devem ser os cabeças da chave dos oito grupos da fase principal da Libertadores 2012.

*O jornalista viajou a convite da organização do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]