A seleção brasileira ganhou do Peru por 2 a 1, mas decepcionou na estreia da Copa América na noite deste domingo (14), em Temuco, no Chile. Com um bom primeiro tempo, mas sem efetividade para confirmar o favoritismo, o Brasil demonstrou muita falta de criatividade e conseguiu ser pressionado em vários momentos pelos peruanos. Com gols de Neymar e Douglas Costa, a vitória chegou só aos 47 minutos do segundo tempo.
O começo da partida assustou os brasileiros depois de o Peru abrir o placar. Foi a primeira partida do Brasil em uma competição oficial após o vexame histórico na derrota por 7 a 1 contra Alemanha na Copa do Mundo de 2014 em casa. O Brasil lidera o grupo C com três pontos ao lado da Venezuela, que ganhou da Colômbia por apenas 1 a zero na tarde deste domingo. “Toda estreia é difícil. Sabíamos (que seria difícil) pela rivalidade, pelo jogo, por tudo. Conseguimos os três pontos que é o mais importante”, disse Neymar, ao final da partida.
Logo aos três minutos de jogo, o Peru conseguiu fazer depois de falha de David Luiz e Jefferson logo no terceiro minuto de partida. Após lançamento longo para Guerrero, o zagueiro brasileiro recuou para o goleiro, que deu um passe curto nos pés de Cueva. O peruano estufou a rede brasileira.
Dois minutos depois, contudo, cruzamento de Daniel Alves encontrou Neymar livre na área para cabecear e empatar a partida. Foi o 44º gol dele na seleção brasileira. “Só quero continuar atingindo marcas com gols e passes”, comentou, feliz pela marca. Ali o Brasil se encontrou no jogo e começou a levar mais perigo.
Com Neymar jogando com liberdade pelo meio, diferente do seu posicionamento no Barcelona, o camisa 10 brasileiro comandava a criação brasileira. Distribuía e concluía, mas sem conseguir fazer o gol. Mesmo assim, ele, com Willian e Daniel Alves pela direita, davam sinais que o Brasil poderia ganhar facilmente, o que não aconteceu.
No segundo tempo, a única chance de perigo antes do gol da virada foi uma bola de Neymar no travessão do goleiro Gallese. Fora isso, o Brasil se recolheu e deu a posse de bola para o Peru, que também não aproveitou bem. Os peruanos fizeram muitos cruzamentos e chegavam a tabelar em frente da área brasileira, mas Jefferson não fez nenhuma defesa no segundo tempo.
Depois de Dunga e Gareca fazerem três alterações em suas equipes e terem tentado mudar a partida ruim que as seleções faziam, apareceu Neymar. Ele arrancou pela esquerda, chegou próximo da área e encontrou Douglas Costa na direita da grande área. O jogador que havia entrado na metade da etapa complementar, empurrou a bola para dentro, colocando números finais ao placar.
Craque
Neymar foi decisivo ao empatar e dar o passe a Douglas Costa, que virou a partida nos acréscimos.
Bonde
David Luiz. O zagueiro recuou mal a bola para Jefferson, que a entregou para Cueva fazer o primeiro da partida.
Guerreiro
Zambrano é o principal zagueiro do Peru e mostrou técnica e muita raça ao desarmar várias vezes os atletas brasileiros. Seria o craque não fosse a atuação de Neymar.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia