Personagem
Ídolo do Barça vai de Santos
Leonardo Bonassoli
Ídolo do Barcelona entre 1957 e 62, o ex-jogador Evaristo de Macedo, de 78 anos, mesmo com a ligação com o time catalão, já cravou que está torcendo contra o ex-clube. "Vou torcer pelo Santos. Sou brasileiro. Tenho bons amigos na Espanha, mas seria bom que este título viesse para o Brasil", disse à Gazeta do Povo.
Evaristo, que atuou também pelo Real Madrid entre 1962 e 1965, chegou a enfrentar o Santos de Pelé, em dois amistosos de sua passagem pelo time blaugrana, em 1959 e 1960. "Foram dois jogos. No primeiro o Santos goleou por 5 a 1 e fiz um gol. Foi num momento em que o Barcelona estava em atividade e foi mandada uma equipe reserva. No segundo, no ano seguinte, fomos com o time completo e o Barcelona fez 4 a 3", contou.
Naquela época, Pelé, um jovem jogador que já era campeão mundial com a seleção brasileira em 1958, começava a conquistar o mundo. "O Santos daquela época fazia muitas excursões. Era um jogador consagrado e se falava muito dele, mas ainda não era o grande Pelé", afirmou.
Os quase nove anos na Espanha renderam uma forte ligação entre Evaristo e o país europeu. "Meu filho mais velho nasceu em Barcelona e minha filha nasceu em Madri. Faço parte ainda da associação de ex-jogadores do Barcelona."
- Duelo de supertimes dentro e fora do campo
- David Villa será operado na próxima segunda-feira
- Fabregas ressalta que o Santos não é apenas Neymar
- Muricy diz que Santos tem capacidade de vencer "melhor time do mundo"
- Guardiola compara Santos ao Real e São Paulo de 92
- Neymar evita compração, mas admite imitar Messi
A final do Mundial de Clubes entre Santos e Barcelona será a oportunidade de ver frente a frente dois dos maiores craques da atualidade: Neymar e Lionel Messi. Um desfecho perfeito para a temporada do futebol. Para o brasileiro, mais do que isso: a chance de fazer jus à fama de grande ameaça ao reinado do argentino.
Na única ocasião em que os dois se enfrentaram, quem levou a melhor foi o camisa 10 do time espanhol. Em um amistoso entre Brasil e Argentina, disputado em Doha, no Catar, em novembro de 2010, "La Pulga" foi o nome da partida ao fazer o gol da vitória dos hermanos nos acréscimos.
Cobiçado pelos maiores clubes europeus, inclusive o Barça, o astro santista preferiu continuar no Santos até 2014, ano da Copa do Mundo na qual todos esperam vê-lo brilhar com a seleção. Ele é o único boleiro a não atuar na Europa entre os 23 indicados para o prêmio Bola de Ouro da Fifa.
Aos 24 anos, o argentino já levou este troféu duas vezes, em 2009 e 2010, e é favorito para conquistar o terceiro consecutivo neste ano está entre os três finalistas ao lado de Cristiano Ronaldo e Xavi. Neymar, de 19 anos, é apontado como a maior promessa do futebol mundial, e muitos veem nele potencial para desbancar o rival em breve.
A aposta alvinegra no atacante é nítida. "Eles nunca enfrentaram o Neymar e é algo que podemos aproveitar. É um jogador imprevisível, no melhor sentido da palavra", disse o lateral Léo.
Espectador da disputa, o técnico do Al-Sadd, um dos participantes da competição, o uruguaio Jorge Fossati definiu o clássico. "O Neymar é muito mais um solista, a banda para e ele faz um solo de guitarra ou violão. O Messi toca com a banda", definiu.
Ao vivo
Santos x Barcelona, às 8h30, na RPC TV, SporTV, BandSports e transmissão interativa da Gazeta do Povo.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Deixe sua opinião