Neymar foi eleito o melhor das Américas em 2011 com 130 dos 247 votos de jornalistas de todo o continente| Foto: Reuters

Confirmando um ano quase perfeito, o atacante Neymar foi escolhido o melhor jogador das Américas em 2011, em eleição tradicional promovida pelo jornal uruguaio El País. O atacante santista recebeu 130 votos dentre os 247 jornalistas, de 19 países que tiveram direito a voto nesta 26.ª edição do prêmio, constituindo novo recorde. Antes, a melhor marca era do argentino Verón, que teve 109 votos para ser eleito o melhor de 2009.

CARREGANDO :)

Outros quatro santistas foram bem votados. Paulo Henrique Ganso ficou na terceira posição, com 33 votos, contra 70 do chileno Eduardo Vargas, principal responsável pelo título da Universidad de Chile na Copa Sul-Americana e segundo mais votado. Fora do top 10, Elano teve 14 votos e Danilo 13. Outros brasileiros em destaque foram Dedé (15) e Ronaldinho Gaúcho (12).

Curiosamente, a seleção ideal da América do Sul, escolhida pelos jornalistas, tem três jogadores que já atuaram em times brasileiros, mas não se saíram bem. A começar pelo gol, que tem o chileno Johnny Herrera, ex-Corinthians, agora na Universidad de Chile. Na lateral-direita o melhor do continente é Reasco, ex-São Paulo, que está na LDU. Arévalo Rios, que jogou o primeiro semestre no Botafogo e agora está no Tijuana, do México foi um dos volantes escolhidos.

Publicidade

Com a conquista de Neymar, o Brasil põe fim a um jejum, uma vez que o último brasileiro a vencer o prêmio havia sido Romário, em 2000. Desde então a premiação foi dominada por argentinos. No ano passado o melhor das Américas foi D'Alessandro, campeão da Libertadores com o Inter.

Confira a seleção da América, escolhida por votação do El País:

Johnny Herrera (Universidad de Chile/Chile); Néicer Reasco (LDU/Equador), Marcos González (Universidad de Chile/Chile), Rolando Schiavi (Boca Juniors/Argentina) e Clemente Rodriguez (Boca Juniors/Argentina); Arévalo Ríos (Tijuana/Uruguai), Ganso (Santos/Brasil) e Riquelme (Boca Juniors/Argentina); Neymar (Santos/Brasil), Barcos (LDU/Argentina) e Eduardo Vargas (Universidad de Chile/Chile).