A seleção nigeriana teve mais dificuldades do que o esperado, mas confirmou o favoritismo nesta segunda-feira contra Zâmbia e avançou à semifinal da Copa Africana de Nações. A classificação só foi definida na decisão por pênaltis, com a vitória da Nigéria por 5 a 4, após a partida em Lubango terminar empatada por 0 a 0.
Por uma vaga na final, os nigerianos encaram agora a seleção de Gana, que passou pela anfitriã Angola no domingo por 1 a 0. A semifinal será disputada na quinta-feira, em Luanda.
A partida desta segunda-feira foi truncada, com as duas seleções privilegiando a marcação e criando pouco no ataque. O primeiro lance pouco mais perigoso ocorreu só aos 30 minutos do primeiro tempo, quando Obi Mikel bateu rasteiro para a defesa do goleiro Mweene.
No segundo tempo, a seleção zambiana foi pouco mais perigosa e assustou a Nigéria em algumas oportunidades. O lance mais contundente ocorreu aos 20 minutos em cabeçada de Himoonde, salva em cima da linha. Assim, a partida foi para a prorrogação.
Mesmo apesar de pouco apresentar na etapa final, a Nigéria começou melhor o tempo extra e quase abriu o placar em cabeçada de Obafemi Martins. A Zâmbia ainda melhorou nos minutos seguintes e criou algumas oportunidades. Mas mesmo após a expulsão do zagueiro nigeriano Apam, não conseguiu marcar e a partida foi para os pênaltis.
Todos os jogadores converteram até a quarta cobrança, quando o zambiano Nyirenda bateu mal e facilitou a defesa de Enyeama. Na cobrança seguinte, o próprio goleiro converteu e garantiu a classificação da Nigéria.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Deixe sua opinião