FICHA TÉCNICA: Veja como foi Taiti 1x6 Nigéria
Em sua estreia na Copa das Confederações, nesta segunda-feira (17), o Taiti fez valer seu título de azarão da disputa. Lutou, mas foi derrotado pela Nigéria por 6 a 1, na segunda partida do grupo B do torneio. A equipe, que conta apenas com um jogador profissional, contou com forte apoio da torcida no Mineirão, no entanto não conseguiu segurar os campeões africanos.
O zagueiro Jonathan Tehau foi o herói taitiano no confronto, ao fazer o primeiro gol do país em uma competição oficial da Fifa fora da Oceania. E mesmo fazendo um gol contra pouco depois, ele foi aplaudido pelos torcedores e por seus companheiros de equipe após a partida.
Já na Nigéria, o atacante Oduamadi se destacou, sendo responsável por três gols aos 10/1º, aos 26/1º e aos 31/2º. O lateral Echiéjilé fez dois, aos 5/1º e aos 35/2º.
Com a goleada, a Nigéria assume a liderança do grupo B, com 3 pontos à frente da Espanha pelo saldo de gols. As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira (20). O Taiti vai ao Rio de Janeiro para enfrentar no Maracanã a Fúria, às 16 horas. Já a Nigéria joga às 19 horas contra o Uruguai na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O jogo
A expectativa era grande para a estreia do Taiti na Copa das Confederações. Ainda mais contra uma equipe tradicional como a Nigéria. E com a bola em jogo, o resultado não foi diferente do esperado. Viu-se uma seleção nigeriana forte, dominante e mais organizada taticamente, contra um elenco esforçado, mas com pouca qualidade técnica.
E precisou de pouco tempo para o primeiro gol da partida acontecer. Aos 5 minutos, Echiéjile se aproveitou de um erro da defesa taitiana para chutar em direção ao gol. O zagueiro Vallar ajudou, desviando a bola e enganado o goleiro Samin.
Os taitianos tentaram se fechar na marcação, mas não demorou a vir o segundo gol. Com 10 minutos, o atacante Oduamadi, conseguiu invadir a grande área e não teve dificuldades para ampliar o placar. Daí em diante, se viu um Taiti correndo atrás do prejuízo, com Aitamai e Chong-Hue. Porém, sem sucesso.
Enquanto isso, a Nigéria não encontrava dificuldades para avançar, desperdiçando grandes oportunidades com Musa e Mba. Aos 26, após cobrança de escanteio, Oduamadi viu o goleiro adversário deixar a bola escapar e chutou o que seria o terceiro gol nigeriano.
Na etapa final, o cenário da partida pouco mudou. Nigéria dominando e Taiti se segurando da forma que podia. Até que aos 8 minutos, o inesperado aconteceu. Jonathan Tehau subiu mais alto depois de escanteio cobrado por Faatiarau, e de cabeça fez o primeiro gol do Taiti.
O gol animou o Taiti, que foi em busca de mais. Mas o dia era da Nigéria. Tehau, que havia se tornado o herói do dia, acabou fazendo contra o quarto gol da equipe do técnico Stephen Keshi. Oduamadi e Echiéjilé ainda fizeram mais um gol cada, selando o maior placar dessa edição da Copa das Confederações.
Taiti 1x6 Nigéria