A escolha dos melhores do Brasileirão comprova que o Paraná continua pouco observado pela comunidade futebolística nacional. Não há ninguém que atue em times do estado na relação dos 36 jogadores e técnicos eleitos como finalistas. As várias revelações do Paraná Clube, como o lateral Peter, o meia-atacante Sandro e o atacante Cristiano, por exemplo, além do veterano goleiro Flávio não foram lembrados. Do Atlético, as raras unanimidades do time como o goleiro Cléber e o meia colombiano Ferreira também ficaram de fora. Em compensação, nomes de qualidade duvidosa, como o do atacante Obina, do Flamengo, ou o meia Moraes, do Vasco, ou ainda o volante Marcelo Mattos, do Corinthians, estão dentro. Para não dizer quer o estado ficou totalmente fora, o árbitro Héber Roberto Lopes está na lista dos melhores.
O anúncio dos finalistas do "Prêmio Craque Brasileirão" foi feito pelo técnico da seleção brasileira Dunga e seu auxiliar Jorginho nesta quinta-feira no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Segundo a imprensa do Rio, a lista comprovaria a recuperação de parte do prestígio dos times cariocas e a superioridade que os paulistas mantêm no cenário nacional. Correndo por fora novamente, os gaúchos aparecem com destaque na lista, e o Cruzeiro é superado por Goiás e Figueirense.
- Sempre fica um ou outro fora da lista, infelizmente. Temos grandes jogadores e isso acaba acontecendo - disse Dunga.
Dos 36 jogadores e técnicos indicados, oito são de equipes cariocas. Os times paulistas somam o dobro, 16, sendo que o campeão antecipado São Paulo tem mais do que os quatro representantes do Rio juntos, com nove. O Rio Grande do Sul soma sete indicações.
- O São Paulo está em boa fase há bastante tempo. Além disso, escolheu um grupo forte e tem uma organização muito boa - disse Dunga.
Na eleição promovida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com os técnicos e capitães dos 20 clubes da primeira divisão, os jogadores campeões mundiais pela seleção e jornalistas de todo o país, totalizando cerca de 350 votantes, as principais surpresa foram as indicações do atacante Obina, do Flamengo, e dos zagueiro William, do Grêmio, e Gladstone, do Cruzeiro. A festa de entrega dos troféus de ouro, prata e bronze está marcada para o dia 4 de dezembro, no Theatro Municipal, a partir de 19h30m.
- Nós somos muito críticos em relação ao Campeonato Brasileiro. A qualidade do futebol não muda muito em comparação a outros torneios. No fim das contas, os jogadores brasileiros é que acabam fazendo a diferença em todo o mundo - disse Dunga.
O homenageado da festa deste ano será Djalma Santos, lateral-direito bicampeão mundial em 1958 e 62. Ano passado, o escolhido foi Zagallo. Serão premiados também os campeões da primeira divisão, o São Paulo, da Série B, o Atlético-MG, e da Série C, ainda não decidido.
Finalistas do prêmio Craque Brasileirão
Goleiro - Bruno (Flamengo), Rogério Ceni (São Paulo) e Diego Cavalieri (Palmeiras);
Lateral-direito - Ilsinho e Souza (São Paulo) e Paulo Baier (Palmeiras);
Zagueiro - Fabão (São Paulo), Índio (Inter) e William (Grêmio);
Zagueiro - Fabiano Eller (Inter), Gladstone (Cruzeiro) e Luiz Alberto (Santos);
Lateral-esquerdo - Jadílson (Goiás), Kléber (Santos) e Marcelo (Fluminense);
Cabeça-de-área - Andrade (Vasco), Marcelo Mattos (Corinthians) e Mineiro (São Paulo);
Cabeça-de-área - Josué (São Paulo), Lucas (Grêmio) e Maldonado (Santos);
Meia - Cícero (Figueirense), Morais (Vasco) e Zé Roberto (Botafogo);
Meia - Danilo (São Paulo), Renato (Flamengo) e Zé Roberto (Santos);
Atacante - Aloísio (São Paulo), Fernandão (Inter) e Obina (Flamengo);
Atacante - Iarley (Inter), Soares (Figueirense) e Souza (Goiás);
Técnicos - Mano Menezes (Grêmio), Muricy Ramalho (São Paulo) e Renato Gaúcho (Vasco);
Árbitros - Carlos Eugênio Simon, Heber Roberto Lopes e Leonardo Gaciba.
Interatividade
Você concorda com a lista dos melhores do Brasileirão 2006? Quem estaria faltando e quem estaria sobrando? Participe do fórum e deixe sua opinião.