Personagem
Ronaldo ganha nova chance de Antônio Lopes
Quando ninguém esperava, o zagueiro Ronaldo teve a chance de estrear na equipe profissional do Atlético no empate contra o Grêmio, na quarta-feira. O jogador, de 20 anos, não decepcionou e deve receber mais uma oportunidade do técnico Antônio Lopes hoje, diante do Internacional, no Beira-Rio.
Revelado nas categorias de base do clube, o defensor passou 2009 longe dos holofotes. Sem idade para ir à Copa São Paulo, em janeiro (competição em que o Rubro-Negro foi vice-campeão), Ronaldo demorou um tempo maior do que outros jogadores mais novos para subir de categoria.
Até julho, era o capitão da equipe júnior atleticana e só recebeu a oportunidade de treinar no grupo principal com o técnico Antônio Lopes. Frente ao Tricolor gaúcho, barrou o experiente Éverton único zagueiro do clube que não veio da base e correspondeu às expectativas do Delegado.
"Já imaginava essa oportunidade. Vinha me empenhando e treinando muito. Sabia que minha hora iria chegar", comenta ele, natural de Bebedouro (SP) e que está no CT do Caju desde 2005. "Tenho grandes amizades no clube. São quatro anos jogando junto com o pessoal que veio da base. Os mais experientes também estão me apoiando muito", afirma.
A safra de pratas da casa do Furacão não deve parar de ser lançada. Segundo Lopes, o volante Deivid, também de 20 anos, deve ser o próximo a receber uma chance.
A complicada série de jogos do Atlético contra adversários que brigam pelas primeiras posições do Brasileiro termina hoje. Diante do Internacional, às 18h30, no Beira-Rio, o Rubro-Negro vai como franco-atirador na tentativa de somar pelo menos um ponto para seguir com uma distância segura da ZR atualmente são seis pontos de vantagem.
Estacionado na 14.ª posição há sete rodadas, o Furacão chegou à partida frente ao Atlético-MG, no dia 13 de setembro, sabendo que teria uma sequência de seis confrontos onde apenas o Sport era concorrente direto na briga contra a degola.
Além do Galo, Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Inter disputam o título ou a Libertadores. Depois do Colorado, dos ponteiros do campeonato, só o Goiás cruzará o caminho atleticano até o fim do Nacional.
Para quem tinha medo de ver o time da Baixada voltar à faixa perigosa da classificação, a resposta foi surpreendente. As recentes boas atuações fora de casa frente ao Porco (derrota) e ao Timão (vitória) compensaram o sofrível 0 a 0 com o Grêmio, na quarta-feira. "Um ponto lá (no Beira-Rio) já está bom, mas podemos surpreender. Contra o Palmeiras, já tinham ganhado da gente antes do jogo e a coisa foi bem diferente", lembra o lateral-direito Nei.
Está exatamente no perfil recente de atuar bem longe da torcida a esperança de um bom resultado. Nem mesmo na Arena, contra o Tricolor gaúcho, os comandados de Antônio Lopes deixaram de lado a tática de esperar o adversário para apostar no contragolpe.
Por mais que o Delegado não tenha feito nenhum treino de preparação antes da viagem para o Rio Grande do Sul (a comissão técnica poupou todos os titulares durante dois dias), não é difícil saber que a tática será a mesma das últimas rodadas. Wesley e Wallyson ficarão bem abertos pelos lados esperando a aproximação dos meias Paulo Baier, Marcinho e Rafael Miranda Alex Mineiro inicia novamente no banco.
"Precisamos de pontos. Nossa situação ainda não é tranquila. Creio que com mais três vitórias (faltam 10 rodadas) chegaremos a 44 pontos e não caímos mais", diz o treinador, refazendo suas contas que anteriormente apontavam para 47 pontos como mínimo para livrar-se do risco de queda.
Se do meio para a frente não há indefinição, a defesa está mais uma vez desfalcada. Nei e Manoel retornam de suspensão, mas Rhodolfo segue machucado (lesão muscular na coxa direita). Chico e Márcio Azevedo foram vetados ontem por problemas lombares. Com isso, os pratas da casa Ronaldo (na zaga) e Alex Sandro (lateral-esquerda) devem jogar.
Ao vivo
Inter x Atlético, às 18h30, no SporTV e no tempo real da Gazeta (www.gazetadopovo.com.br/esportes)
* * * * *
Veja ficha técnica do jogo Atlético X Internacional
Em Porto Alegre
Internacional
Lauro; Bolívar, Índio, Sorondo (Danny Morais) e Fabiano Eller; Glaydson, Guiñazu, Andrezinho e DAlessandro; Taison e Alecsandro.
Técnico: Mário Sérgio.
Atlético
Galatto; Nei, Manoel, Ronaldo e Alex Sandro (Bruno Costa); Valencia, Rafael Miranda, Paulo Baier e Marcinho; Wallyson e Wesley.
Técnico: Antônio Lopes.
Estádio: Beira-Rio. Horário: 18h30. Árbitro: Luís Antônio Silva Santos (RJ). Auxs.: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Ricardo de Almeida (RJ).