O Uruguai venceu a Nigéria por 2 a 1 nesta quinta-feira (20), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e encaminhou sua classificação à semifinal da Copa das Confederações. O zagueiro Lugano abriu o placar para a Celeste, mas Obi Mikel igualou ainda no primeiro tempo. Coube ao atacante Diego Forlán, em seu centésimo jogo com a camisa uruguaia, garantir o triunfo dos bicampeões mundiais. O jogador do Internacional é agora o maior artilheiro da seleção, com 34 gols.
Com o resultado, o Uruguai, que chegou a três pontos, precisa vencer o frágil Taiti e torcer por um tropeço dos nigerianos contra a Espanha para se classificar para a próxima fase. Já a Nigéria, que também soma três, precisa vencer os espanhóis e ainda superar os europeus e/ou uruguaios no saldo de e gols. A Espanha, com seis pontos, lidera o Grupo B.
O próximo compromisso dos nigerianos é contra a Espanha no domingo (23), às 16h, em Fortaleza. Já o Uruguai pega o frágil Taiti em Recife, também no domingo, no mesmo horário.
O jogo
A partida começou com muitas faltas e os dois times abusando das bolas paradas, com Forlán cobrando pelo lado uruguaio e Musa pelo lado nigeriano.
O equilíbrio no meio de campo foi quebrado quando, aos 18 minutos, Cavani ajeitou a bola para Forlán. Ele girou e cruzou para a área, encontrando Lugano livre de marcação para marcar o primeiro gol do Uruguai.
Os nigerianos, que tinham a marcação distante, continuaram apostando na velocidade dos laterais para chegar ao ataque, mas pararam na marcação uruguaia.Mesmo à frente no placar, o time de Oscar Tabarez recuou a marcação.
Os nigerianos aproveitaram para pressionar e foram recompensados com o gol aos 36, quando Echiéjilé achou o volante Mikel dentro da área. Ele se livrou bem da marcação e marcou um bonito gol.
No segundo tempo, o Uruguai precisou de cinco minuto para voltar a ficar em vantagem no placar. Suárez roubou a bola no meio de campo e avançou, tocando para Cavani dar um belo passe para Forlán. O jogador do Inter, sem marcação, chutou de primeira com força dentro da área e fez o segundo gol do Uruguai.
Atrás do placar, a Nigéria diminuiu o ritmo no segundo tempo e errou mais no 'último passe'. Nos minutos finais, o jogo, que continuava equilibrado, ficou mais violento. Muitas faltas foram cometidas e o cartão amarelo foi mostrado para jogadores dos dois times o capitão uruguaio Lugano, inclusive, ficará fora do confronto contra o Taiti depois de ter levado o segundo amarelo.
O time de Stephen Neshi até pressionou nos acréscimos mas, quando o juiz apitou o final de jogo, a festa foi uruguaia na Arena Fonte Nova.
Nigéria x Uruguai