VÍDEO: Confira como foi a luta entre Minotauro e Couture no UFC 102
Duas lendas do MMA (Mixed Martial Arts, o popular vale-tudo) entraram no octógono do Ultimate Fighting Championship (UFC) de número 102 na noite de sábado, em Portland-EUA, para um dos encontros mais aguardados da história do esporte. De um lado o brasileiro Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro. Do outro, o "Capitão América" Randy Couture. Neste embate de gigantes poderia haver apenas um vencedor, e para felicidade brasileira, foi Minotauro.
Melhor durante os três rounds da luta salvo um curto período de superioridade do americano no primeiro assalto , Minotauro mostrou nervos de aço e experiência para lidar com a torcida, toda contrária, e teve paciência para suportar os golpes de Couture e definir o combate a seu favor justamente nas falhas do adversário. Na troca de golpes em pé, o brasileiro foi superior, mas foi quando a luta rumou para o solo que a diferença ficou ainda mais evidente.
Vindo da escola do jiu-jítsu, Minotauro dominou o condecorado lutador de greco-romana e wrestling com propriedade, só não conseguindo a finalização graças a uma enorme resistência e Couture. O nocaute quase veio no terceiro round, mas a luta prosseguiu ao seu final. Na decisão dos jurados, todos foram unânimes em dar a vitória ao brasileiro, que não escondeu a sua alegria e mostrou que está em busca do cinturão dos pesados do UFC, hoje com o americano Brock Lesnar.
"Randy Couture é um verdadeiro campeão. Ele é o meu ídolo. Na minha última luta (derrota para Frank Mir) eu estava doente e com um problema no menisco, tive que operá-lo e agora estou totalmente recuperado. Agora quero a minha chance contra Brock Lesnar", disse Minotauro após a luta. Além da vitória na luta principal da noite do UFC 102, o Brasil também acompanhou, seja com alegria ou tristeza, outras participações tupiniquins.
No evento que antecedeu Minotauro x Couture, o paulista Thiago Silva se reabilitou da derrota para Lyoto Machida e nocauteou o americano Keith Jardine em 1min35s, em combate pela categoria dos Meio-Pesados. A iniciativa no início foi de Jardine, que chegou até a empolgar os seus compatriotas na plateia, porém quando se soltou o brasileiro acertou um cruzado e a luta acabou interrompida.
Tão rápida quanto a vitória de Thiago Silva foi a derrota do catarinense Demian Maia. Favorito a desafiar em breve o curitibano Anderson Silva (campeão dos Médios), o brasileiro teve o americano Nate Marquardt pela frente e acabou nocauteado com 21 segundos de luta. Outro brasuca a perder foi Marcos Aurélio, derrotado por Evan Dunham em uma das preliminares. Já Gabriel "Napão" Gonzaga reencontrou a vitória com um nocaute sobre Chris Tuchscherer.
Confira os resultados do UFC 102:
-Rodrigo Minotauro vence Randy Couture na decisão unânime dos juízes;-Thiago Silva (brasileiro) vence Keith Jardine com nocaute em 1 minuto e 35segundos do primeiro round;-Nate Marquardt vence Demian Maia (brasileiro) com nocaute em 21 segundos doprimeiro round;-Jake Rosholt vence Chris Leben com finalização em 1 minuto e 30 segundos doterceiro round;-Brandon Vera vence Krzysztof Soszynski pela decisão unânime dos juízes;
Lutas preliminares:
-Gabriel Gonzaga vence Chris Tuchscherer com nocaute técnico em 2 minutos e27 segundos do primeiro round;-Aaron Simpson vence Ed Herman com nocaute técnico aos 17 segundos do segundoround;-Mike Russo vence Justin McCully pela decisão unânime dos juízes;-Todd Duffee vence Tim Hague com nocaute em 7 segundos do primeiro round;-Mark Munoz vence Nick Catone pela decisão dividida dos juízes;-Evan Dunham vence Marcus Aurelio pela decisão dividida dos juizes.