No mesmo tatame que alavancou a carreira de Horácio Maciel Antunes, outros nome estão sendo revelados. Em 2008, dos 15 atletas do Clube Morgenau que disputaram competições nacionais, apenas um voltou sem medalha para Curitiba. Em torneios internacionais foram mais nove pódios. Um deles com Mariana Lopes Miara, de 14 anos. A atleta conquistou para o Brasil a medalha de ouro na categoria menos de 53 kg na 1ª Copa Continental de Judô, disputada no México, em dezembro.
Aos 10 anos ela optou pelo judô para acompanhar o irmão Gabriel, que é diabético e foi recomendado a fazer exercícios físicos. Sem muitas meninas para treinar, aprimorou sua técnica no combate com os garotos, o que reforçou a sua garra. "Eles tinham cuidado, mas os treinos eram meio brutos", afirma.
O título internacional renovou a motivação da judoca. "Foi uma competição difícil, com atletas extremamente qualificados, treinei com muita dedicação e estou muito feliz em trazer este ouro. Até o nervosismo antes da luta é diferente quando você está representando o seu país", revela a atleta, que se prepara para um novo desafio. Neste ano ela vai mudar de categoria até 53 para até 52 kg. "Será mais puxado. Mas será bom para mim", espera. (ALM)
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião